Fórmula 1

Pietro Fittipaldi mostra como funciona o volante na Fórmula 1; assista

Piloto de testes da Haas impressionou Mariana Becker e convidados do Show do Esporte

Da Redação, com Show do Esporte

“Muita gente ainda pode achar que na Fórmula 1 é sentar ao volante e dirigir. Mas definitivamente não é só dirigir não”. A frase é de Mariana Becker, que, direto do Bahrein, palco da abertura da temporada 2021 da categoria, chamou Pietro Fittipaldi para mostrar o quão complexo são os volantes na categoria. 

“Tem muitos botões e muitas funções no volante. São quase 100 ajustes que você pode fazer e uns 28 botões. É muita coisa. Quando pilotei este carro pela primeira vez eu li um manual de 100 páginas só sobre o volante. Voltei para a escola. Foram vários dias tentando memorizar”, disse o piloto da Haas.

Pietro apresentou como os botões podem servir para momentos de mais aceleração, de saída dos boxes, para balanceamento dos freios, para aumentar ou diminuir a temperatura dos pneus, para curvas mais rápidas… “O pior é quando troca o mapa de motor. A equipe fala vai no mode ad. Depois no mode ad6. Depois no mode ad6 27. E você aperta aqui, 1, 2, 3, 4 até chegar ao 27”, mostrou o brasileiro. 

“Pelo amor de Deus. Nem na escola eu tive que decorar isso. E tudo a 300 km/h. Além de ter coragem é preciso ter cérebro”, disse Mariana. “Você vai pegando a manha. Aos poucos vai ficando fácil”, respondeu Pietro, sem convencer a repórter e os convidados do estúdio do Show do Esporte. 

Conheça o volante da F1 dando play no vídeo acima!

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais