A Sauber, responsável pelas operações da equipe Alfa Romeo na Fórmula 1, anunciou nesta sexta-feira (17) a escalação 2023 da Sauber Academy, o projeto de formação de pilotos da escuderia suíça. Ao todo, serão quatro pilotos, sendo que três entram na lista nesta temporada.
A seleção conta com os franceses Théo Pourchaire (Fórmula 2) e Marcus Armand (Fórmula Regional Europeia), a suíça Léna Bühler (F1 Academy) e o alemão Taym Saleh (kart). Dos quatro, apenas Pourchaire é remanescente de temporadas anteriores – o piloto está no programa desde 2019.
O brasileiro Roberto Faria, que integrou a Sauber Academy em 2022, deixou o projeto após uma temporada. Participante da GB3 no último ano, quando foi o quinto colocado, Faria correrá a Fórmula 3 em 2023 pela PHM Racing by Charouz.
O carioca é o segundo brasileiro a deixar o programa da Sauber – Emerson Fittipaldi Júnior fez parte entre 2020 e 2021. Além disso, é a segunda baixa do país em 2023 em programas de formação de equipes de Fórmula 1 – Caio Collet também deixou a Alpine Academy.
Apesar da saída de Roberto Faria, o Brasil ainda conta com um piloto no guarda-chuva da Sauber: Miguel Costa, que desde 2020 pertence ao time de kart da equipe. Em 2023, pela classe OK, Costa correrá o Mundial de kart e competições sob chancela da WSK.
“Descobrir e nutrir jovens talentos sempre tem sido o centro da filosofia da Sauber Motorsport, com o objetivo final de criar os campeões de amanhã. O elenco 2023 da Sauber Academy é muito promissor, e estou ansioso para trabalhar com cada um dos pilotos”, disse Beat Zender, diretor esportivo da Sauber Motorsport.