Fórmula 1

Pirelli comemora desempenho de pneus na F1, mas promete melhorias para 2023

"Principal objetivo era ter mais ação na pista", diz diretor da fabricante italiana

Da redação

"Principal objetivo era ter mais ação na pista", diz diretor da fabricante italiana
"Principal objetivo era ter mais ação na pista", diz diretor da fabricante italiana
Divulgação

O desempenho dos pneus ao longo da temporada 2022 da Fórmula 1 deixou a Pirelli satisfeita. No entanto, a fornecedora oficial dos compostos da categoria deverá apresentar pequenas mudanças para o próximo ano.

No regulamento para 2022, a Fórmula 1 trocou as rodas de 13 polegadas por rodas de 18 polegadas. A mudança afetou também os pneus, que ganharam paredes laterais de perfil baixo (diminuindo a deformação e, consequentemente, o impacto aerodinâmico). Além disso, a composição da borracha também mirava oferecer um menor desgaste.

Durante o fim de semana do GP da Hungria, o diretor de automobilismo da Pirelli, Mario Isola, afirmou estar feliz com os pneus da temporada. Para o dirigente,

“O desempenho é bom, mas especialmente nós alcançamos a maioria dos objetivos que discutimos no passado. O principal objetivo era ter mais ação na pista, ter os pilotos disputando, corrida parelha, e tivemos corridas com muita ação. Não apenas nas primeiras posições, mas também no pelotão intermediário, por exemplo. É um campeonato muito interessante com bons pilotos”, afirmou Isola em declarações publicadas nesta quinta-feira (18) pelo site oficial da F1.

“Mas o foco tem que permanecer nos pilotos, porque eles são os heróis do show e temos que fornecer um pneu que é capaz de dar a eles a possibilidade de pressionar, atacar, lutar e por aí vai”, acrescentou.

Isola afirmou ainda que não pretende “mudar completamente o produto”, que acredita que está “funcionando bem”. Mas afirmou que a Pirelli pretende trabalhar na melhoria de alguns aspectos, como o desgaste dos pneus dianteiros e o subesterço (quando o carro responde menos do que o comando nas mudanças de direção).

“Estamos trabalhando para desenhar uma nova construção – dianteira e traseira – com um maior nível de integridade, porque os carros estão ficando mais e mais rápidos. Estamos desenhando uma nova construção dianteira, para equilibrar isso e reduzir o subesterço”, disse.

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais