Recordes e resort: veja curiosidades sobre Interlagos e a Fórmula 1 no Brasil

Etapa está no calendário da Fórmula 1 desde 1972 e o maior vencedor é o maior rival de Senna.

Gabriel Alberto

Recordes e resort: veja curiosidades sobre Interlagos e a Fórmula 1 no Brasil
Interlagos 2022
Reprodução

O Brasil fez sua estreia na Fórmula 1 em 1972, em uma corrida extraoficial do campeonato e que não valia pontos. De todos que entraram na Fórmula 1 nos anos 70, o país é o único que recebeu corrida em todos os anos, menos em 2020 devido à pandemia da Covid-19.

Essa é uma das curiosidades da etapa brasileira da Fórmula 1, que este ano acontece entre os dias 3 e 5 de novembro - a 20ª corrida do calendário de 2023 da maior categoria do automobilismo mundial. 

A Fórmula 1 não correu apenas em São Paulo, o título de GP do Brasil foi dividido com o Rio de Janeiro, no Autódromo de Jacarepaguá, em 1978 e entre 1981 a 1989. Que agora se chama apenas Grande Prêmio de São Paulo por questões contratuais e políticas.

Os maiores vencedores 

O piloto que mais venceu corridas no Brasil foi Alain Prost. Das 13 que o francês disputou, venceu seis vezes, sendo uma em Interlagos e cinco em Jacarepaguá -  não à toa ele é chamado de “Rei do Rio”. Prost conseguiu essa façanha em três equipes diferentes.

Agora, o maior vencedor de corridas em São Paulo é o alemão Michael Schumacher, com quatro vitórias em Interlagos. Duas, em 1994 e 1995, com a Benetton, e mais duas com a Ferrari, em 2000 e 2002.

Interlagos foi inspirada em 3 pistas

O engenheiro britânico Louis Romero Sanson, responsável pela construção do autódromo, se inspirou em três pistas: Roosevelt Raceway, nos Estados Unidos, Montlhery, na França, e Brooklands, na Inglaterra.

O autódromo de Interlagos foi projetado para fazer parte de um resort? 

O projeto pretendia construir um resort de luxo entre as represas Guarapiranga e Billings e o autódromo fazia parte do complexo de lazer. O plano era transformar a região de Interlagos em bairro satélite, visando as classes mais ricas da sociedade. 

Os nomes das curvas de Interlagos

Curva S do Senna – a curva era conhecida antes como curva Chico Landi (primeiro brasileiro a correr na F1), mas foi Ayrton Senna que sugeriu a mudança no traçado e que logo ficou conhecida pelo nome do tricampeão.

Curva do Laranjinha – “laranjinha” é como são vulgarmente conhecidos os corredores iniciantes, e que devido à inexperiência, costumavam sempre errar a curva.

Curva Bico de Pato – uma das curvas mais difíceis de Interlagos, que possui a forma de um bico de pato.

Curva do Café – antigamente era uma das curvas onde a imprensa ficava no autódromo, e devido ao forte cheiro do café que ali ficava, recebeu esse nome.  

Os brasileiros que mais se destacaram em casa

Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Ayrton Senna e Felipe Massa são os pilotos brasileiros que mais venceram o GP do Brasil, ambos com duas vitórias cada. José Carlos Pace é o único que venceu apenas uma vez, em 1975, também a sua única vitória na F1.

Vencendo no Rio de Janeiro e em São Paulo 

Apenas dois pilotos conseguiram vencer em Interlagos e em Jacarepaguá: o britânico Nigel Mansell e o argentino Carlos Reutemann. 

O Brasil manda em casa. Até agora

Os países que mais venceram corridas em Interlagos são Brasil, Alemanha e Inglaterra, com nove vitórias. 

Notícias

Carregar mais