Sauber anuncia data de estreia de Jonathan Wheatley como novo chefe de equipe

Dirigente, ex-Red Bull, estreia em 1º de abril; primeiro compromisso será no GP do Japão

Da redação

A Sauber anunciou nesta quarta-feira (12) a data de estreia de Jonathan Wheatley como chefe de equipe: 1º de abril. Desta forma, o primeiro compromisso oficial do dirigente no cargo será o Grande Prêmio do Japão, terceira etapa da temporada 2025 da Fórmula 1, entre os dias 4 e 6 de abril.

Em comunicado, a Sauber informou que a estreia de Wheatley é parte da “estratégia de transição” para a entrada da Audi, que assume a operação como equipe de fábrica a partir de 2026. Ele será um dos responsáveis por liderar os trabalhos na Sauber ao lado de Mattia Binotto, que se divide entre diretor de operações e diretor técnico.

“Com Wheatley assumindo sua nova função, o time dá outro importante passo em direção à entrada da Audi à mais importante categoria do automobilismo mundial, a apenas nove meses de sua celebrada estreia como uma equipe de Fórmula 1”, diz o comunicado.

Jonathan Wheatley começou a carreira na Fórmula 1 no início da década de 1990, na Benetton, onde chegou ao posto de chefe dos mecânicos. Entre 2003 e 2005, liderou o departamento na Renault, que comprou a antiga equipe. Em 2006, foi para a Red Bull, onde chegou ao posto de diretor esportivo.

Na Sauber, a dupla formada por Wheatley e Binotto responderá diretamente a Gernot Döllner, presidente do conselho administrativo da Sauber Motorsport AG. Segundo a nota, os dois “são responsáveis conjuntos pelo sucesso da equipe, sob uma estrutura que fortalece os dois líderes com papéis claramente definidos”.

A Sauber foi lanterna do Mundial de construtores de 2024, com apenas quatro pontos. Em 2025, o time contará com o brasileiro Gabriel Bortoleto e com o alemão Nico Hülkenberg como titulares. Os dois têm contratos também para a temporada de estreia da Audi em 2026.

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais