Esporte

Sauber tem três favoritos a vaga para 2025: Bottas, Bortoleto e Pourchaire

Time já tem Nico Hulkenberg confirmado; em 2026, passa o bastão da operação para a Audi

Da redação

Sauber tem três favoritos a vaga para 2025: Bottas, Bortoleto e Pourchaire
Stake F1 Team Kick Sauber

A Sauber tem uma das últimas vagas abertas no grid da Fórmula 1 para 2025. E a própria equipe reconhece que há três nomes favoritos na disputa: Valtteri Bottas, Gabriel Bortoleto e Théo Pourchaire.

O finlandês de 35 anos tem contrato com o time até o final de 2024, mas o time reconhece que conta com uma experiência que seria bem-vinda. Para 2025, a escuderia suíça já contratou Nico Hulkenberg, de 37 anos.

“Estamos analisando todas as nossas opções”, afirmou Mattia Binotto, contratado para os cargos de diretor de operações (COO) e diretor do departamento técnico (CTO) da Sauber, durante o fim de semana do Grande Prêmio da Itália .

“Estamos avaliando se queremos confiar na experiência ou na juventude - mas devemos decidir logo, porque não é de nosso interesse que haja mais especulação.”

Do lado da juventude, as opções são Pourchaire e Bortoleto. O francês foi campeão da Fórmula 2 em 2023 e ocupa a vaga de piloto de testes da Sauber em 2024, além de ter disputado provas da Indy e da Super Fórmula. 

“Théo Pourchaire é nosso piloto reserva hoje e já é parte de nossa família, e não há dúvidas de que está em nossa lista”, afirmou Binotto.

O brasileiro corre na Fórmula 2, sendo vice-líder da competição a três etapas para o fim.

“Gabriele Bortoleto também é uma possibilidade”, afirmou o dirigente. “Ele está indo muito bem na Fórmula 2 e mostrou que tem muito talento. Nós certamente estamos assistindo o que ele faz, assim como a muitos outros, mas este não são os únicos nomes que temos observado”, despistou.

Entre outros potenciais candidatos, nomes como Guanyu Zhou e Zane Maloney correm por fora. A Sauber é lanterna da temporada, sendo o único time ainda sem pontuar, e deve chegar a 2025 pressionada antes de passar o bastão para a Audi, que assume o bastão como equipe de fábrica em 2026.

“Não podemos lidar com isso”, criticou Binotto em relação aos maus resultados da temporada. “Acho que esta equipe tem o que precisa para, no futuro, se tornar uma equipe vencedora. E a única maneira de fazer isso é começar a progredir. Precisamos treinar nossos músculos para o futuro.”

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais