
A temporada 2026 vai marcar a entrada de um novo e amplo regulamento na Fórmula 1, com diversas mudanças técnicas e aerodinâmicas. Você já sabe disso.
Mas isso não quer dizer que as coisas continuarão como eram em 2025.
A última temporada antes da próxima grande mudança da F1 também terá novidades. Algumas, é verdade, podem nem ser vistas – caso de algumas regras que podem ser utilizadas. Outras, porém, você vai perceber a cada fim de semana.
Vamos apresentar sete novidades da temporada 2025? Confira:
1. Fim do ponto para volta mais rápida
Entre 2019 e 2024, a Fórmula 1 deu um ponto extra ao piloto que fizesse a volta mais rápida da corrida – desde que ele terminasse entre os dez primeiros colocados.
Isso permitiu várias possibilidades ao longo das corridas. Era comum ver pilotos em posições intermediárias colocando pneus macios nas últimas voltas para beliscar o pontinho. Ou mesmo de pilotos fora das dez primeiras colocações fazendo mesmo para tirar o ponto que pertenceria a um adversário.
Como a estratégia andou dando pano para manga, os dirigentes decidiram acabar com o ponto da volta mais rápida a partir de 2025.
2. Refrigeração do piloto
Para corridas acima dos 30 graus, a organização pode declarar ameaça de calor. Desta forma, as equipes precisarão providenciar um sistema extra de refrigeração do piloto dentro do cockpit.
E o que serão estes sistemas? Via de regra, são coletes antichamas que permitirão refrescar o corpo do piloto com líquidos frios ou mesmo com substâncias congeladas.
A novidade terá impacto no peso do carro: 2 kg a mais em treinos livres e classificações (já que são sessões menores) e 5 kg em corridas, inclusive as sprint (uma vez que são eventos de duração mais longa).
3. TPC
É a sigla para Testing of Previous Cars – ou, em uma tradução literal, testes de carros anteriores. Aquelas sessões que os pilotos fazem com modelos que já não são utilizados.
A regra exige que os carros usados tenham sido utilizados pelo menos duas temporadas antes. Assim, em 2025, os carros mais recentes dos TPCs são os que correram em 2023.
Para 2025, os testes passaram a ser mais restritos: no máximo 20 dias por equipe ao longo do ano, nos quais cada piloto pode fazer no máximo quatro dias, sem exceder a marca de mil quilômetros percorridos. O motivo: evitar, por exemplo, que testes com peças atuais sejam feitas em carros antigos.
As restrições, no entanto, não são válidas para testes de pneus (que são de interesse coletivo) e para eventos promocionais com os modelos vigentes.
4. Novatos nos treinos livres
Desde 2022, a Fórmula 1 promove a presença de pilotos novatos em treinos livres. Por ano, cada equipe deve utilizar um piloto novato – que pode ter disputado no máximo duas corridas – para treinos livres, substituindo um titular em cada sessão.
A partir de 2025, esses números aumentarão. Serão quatro treinos livres por equipe ao longo da temporada, nos quais o novato substituirá cada titular em dois.
5. DRS
Por determinação da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), a F1 apertou o cerco nas regras a respeito das asas traseiras e do DRS.
O objetivo é evitar a utilização de um “miniDRS”, sistema que permite a diminuição do arrasto aerodinâmico em trechos onde o acionamento do sistema original não é permitido. Assim, as opções serão mais definidas: aberto ou fechado.
A categoria ainda avalia outros limites para as asas dianteiras e traseiras. No caso das dianteiras, não deverá haver novidades antes do GP da Espanha.
6. Classificação
Você se lembra da chuva que caiu durante o fim de semana do GP de São Paulo de 2024? O mau tempo inviabilizou a realização da classificação no sábado, e a sessão foi remarcada para a manhã de domingo.
A partir de 2025, se os comissários chegarem à conclusão de que é impossível realizar uma sessão de classificação (inclusive para corridas sprint), o grid de largada será definido com base na classificação do Mundial de pilotos.
E por falar em classificação, um “critério” de desempate passa a valer para pilotos a partir da segunda etapa das classificações (Q2, SQ2, Q3 e SQ3): caso dois ou mais pilotos não consigam registrar voltas nas etapas em questão, a classificação entre eles será definida com base na sessão imediatamente anterior (o Q1, no caso de Q2, por exemplo).
7. Teste com carro-mula
No fim de 2025, a Fórmula 1 realizará normalmente seu teste de pós-temporada com novatos em Abu Dhabi. Mas a sessão terá novidades desta vez.
Cada equipe participará com dois carros, sendo que um dos carros será um “carro-mula”, o modelo designado para testes de componentes. Em Abu Dhabi, o carro-mula testará os pneus da temporada 2026 – que terão dimensões e características diferentes dos compostos de 2025.