Valtteri Bottas retorna à Mercedes para ser 'professor' de Andrea Kimi Antonelli

Aos 35 anos, finlandês ficou sem vaga no grid da F1 em 2025; no entanto, experiência é valiosa na Mercedes

Da redação

Valtteri Bottas retorna à Mercedes para ser 'professor' de Andrea Kimi Antonelli
Estreante em 2025, Italiano elogiou experiência de Bottas e se mostrou disposto a aprender
Mercedes-AMG Petronas F1 Team

Valtteri Bottas terá um papel importante na Mercedes em 2025: ensinar o novato Andrea Kimi Antonelli, de 18 anos, escalado para ser titular do time alemão na F1.

Fora do grid da Fórmula 1 na temporada, após o término de seu contrato com a Sauber em 2024, o finlandês retornou à Mercedes – da qual havia sido titular entre 2017 e 2021 – para ser piloto reserva.

No entanto, aos 35 anos, Bottas não estará restrito a testes e a eventuais participações em corridas caso um dos titulares precise se ausentar. A ideia é que ele trabalhe ativamente no desenvolvimento de Antonelli ao longo do ano.

“Parte do trabalho de Valtteri será supervisionar Kimi”, disse o chefe de equipe da Mercedes, Toto Wolff, em declarações publicadas nesta segunda-feira (10) pelo site F1 Chronicle. “Estar ali, treiná-lo, ficar constantemente de olho no que está acontecendo na pista”, acrescentou.

Andrea Kimi Antonelli entrou na academia de formação de pilotos da Mercedes em 2019, aos 14 anos, quando ainda estava no kart. Depois de diversos títulos na modalidade, migrou para os monopostos em 2021, empilhando mais conquistas. Na Fórmula 4, faturou os campeonatos alemã e italiano em 2022; depois, os títulos da Europa e do Oriente Médio da Fórmula Regional em 2023.

Em 2024, disputou a Fórmula 2 de maneira protocolar, fechando o ano na sexta colocação. Desde o início, no entanto, já era bastante cotado para assumir uma vaga na Mercedes tão logo a saída de Lewis Hamilton para a Ferrari foi anunciada em fevereiro. No fim de agosto, foi anunciado como novo companheiro de George Russell.

Agora titular, o jovem italiano se mostra disposto a aprender com George Russell e Valtteri Bottas ao longo de 2025.

“Estou muito feliz de estar com George. Ele já mostrou o que pode fazer e eu posso aprender muito com ele”, disse o piloto ao site da Mercedes. “Então você tem Valtteri e sua experiência. Estou muito disposto a aprender com ambos. Eles podem me levar além”, completou.

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais