
Max Verstappen evitou polêmicas nesta terça-feira (18) sobre as novas diretrizes da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para a temporada 2025 da Fórmula 1.
“Eu prefiro não falar sobre isso. Pode me causar problemas. É melhor não responder sobre isso”, afirmou o tetracampeão em tom de brincadeira, durante entrevista coletiva na cerimônia de lançamento da temporada.
A declaração de Verstappen vem após uma série de desentendimentos com o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem. Em especial, a respeito do comportamento em eventos da Fórmula 1.
Em 2024, o holandês da Red Bull foi multado por usar um palavrão durante a entrevista coletiva anterior ao GP do Azerbaijão. Outros pilotos saíram em defesa da declaração, como Lewis Hamilton (então na Mercedes) e Lando Norris (da McLaren).
Em 2025, a FIA publicou novas diretrizes de comportamento, com previsão de punição para “quaisquer palavras, gestos e publicações que causem dano moral ou perda para a FIA, suas divisões, seus membros ou seus dirigentes, e, em geral, ao interesse do automobilismo e aos valores defendidos pela FIA”.
Os valores da multa vão de 40 mil euros a 180 mil euros, com possibilidade de perda de pontos.
“Você precisa ser muito cuidadoso com o que diz”, esquivou-se Verstappen no evento em Londres. “Se você é um piloto, você pode dar suas opiniões, mas precisa ser muito cuidadoso a respeito. Se você verbalizar muito sua opinião, você pode ser punido de novo. Tudo pode ser ofensivo na verdade.”