Fórmula 1

Vettel passa em branco na Espanha e atinge maior sequência sem pontos

Pela primeira vez na carreira, alemão não soma pontos por sete corridas seguidas

Da Redação

Pela primeira vez na carreira, alemão não soma pontos por sete corridas seguidas
Pela primeira vez na carreira, alemão não soma pontos por sete corridas seguidas
Aston Martin/Divulgação

Sebastian Vettel chegou à Aston Martin para a temporada 2021 como uma aposta alta, de forma a manter os bons resultados que a equipe conquistou como Racing Point. No entanto, até aqui, a aposta ainda não deu os frutos esperados.

Vettel terminou o GP da Espanha deste domingo em 13º lugar, e ainda não somou pontos. Pior: atingiu sua pior marca desde que estreou na Fórmula 1, chegando à sétima corrida consecutiva sem conseguir pontuar.

O alemão já havia encerrado sua passagem pela Ferrari fora das 10 primeiras posições nas três últimas corridas de 2020: foi 13º no Bahrein, 12º em Sakhir e 14º em Abu Dhabi. Na última vez que pontuou, havia sido o terceiro colocado no GP da Turquia.

A situação não melhorou muito em 2021, na nova equipe. Pela Aston Martin, o tetracampeão foi 15º no Bahrein, 15º na Emilia-Romagna (abandonou a prova nas últimas voltas com um problema de câmbio) e 13º em Portugal. Em Barcelona, neste final de semana, voltou a passar em branco.

Com as sete corridas sem pontos entre Ferrari e Aston Martin, Vettel tem um desempenho pior até mesmo do que o apresentado em suas primeiras temporadas, ainda pela Toro Rosso.

Em 2007, o alemão completou cinco provas seguidas (Hungria, Turquia, Itália, Bélgica e Japão) fora dos pontos. Depois, na virada de 2007 para 2008, foram seis corridas (Brasil em 2007; Austrália, Malásia, Bahrein, Espanha e Turquia em 2008).

A situação é pior Lance Stroll foi décimo no Bahrein e oitavo na Emilia-Romagna, somando os únicos pontos da Aston Martin em 2021. Passadas as quatro primeiras provas do ano, Vettel é um dos sete pilotos que não pontuaram – Kimi Raikkonen, Antonio Giovinazzi (ambos da Alfa Romeo), George Russell, Nicholas Latifi (dupla da Williams), Mick Schumacher e Nikita Mazepin (da Haas) estão na mesma situação.

Após a prova na Catalunha, Vettel lamentou a estratégia de pneus – que, segundo ele, “dificultou a luta por pontos”. No entanto, sabe que precisa reagir.

“Continuaremos trabalhando duro e sabemos que temos uma longa temporada pela frente. Os novos componentes que times aqui ajudaram, e precisamos continuar dando passos à frente a cada fim de semana”, analisou.

A Fórmula 1 retorna no final de semana dos dias 20, 22 e 23 de maio com o Grande Prêmio de Mônaco, em Monte Carlo. Tudo, mais uma vez, com cobertura completa do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais