Volta dos V10 agrada, mas pilotos da F1 garantem que motores V6 não são problema

Dirigentes vão se reunir durante fim de semana do GP do Bahrein para debater possível retorno dos motores V10, utilizados até o final de 2006

Da redação

Volta dos V10 agrada, mas pilotos da F1 garantem que motores V6 não são problema
Apesar de debate, mudança não aconteceria para a temporada 2026
BWT Alpine F1 Team

O final de semana do Grande Prêmio do Bahrein será marcado por uma importante movimentação nos bastidores da Fórmula 1: uma reunião entre fabricantes de motores para discutir a volta dos V10, que entraram no grid em 1989 e foram utilizados pela última vez em 2006.

A questão reunirá representantes de Mercedes, Honda, Audi, Ferrari, Red Bull e Ford – as duas últimas são parceiras no desenvolvimento das unidades de potência de Red Bull e Racing Bulls para a temporada 2026. A Renault, embora esteja inscrita para 2026, não fornecerá motores para nenhuma equipe, já que a Alpine correrá com motores da Mercedes.

Mas o que os pilotos pensam desta possível mudança? Confira opiniões:

Sainz aprova V10, mas diz que V6 tem apoio

Um possível do retorno dos motores V10, substituindo os atuais V6, ainda não está definido. Mas o grid atual se mostra aberto à novidade, embora com ressalvas.

“Eu não verbalizaria muito o apoio à volta do motor V10 se eu gostasse do que vi para 2026. Mas como eu não gosto muito do que vejo para 2026 em termos de como o carro estará, de como o motor estará, de como tudo vai funcionar, eu diria: sim, eu gostaria do motor V10 com alguns ajustes para voltar mais cedo ou mais tarde”, defendeu Carlos Sainz, da Williams.

“Ao mesmo tempo, não é justo não dar uma chance a esses regulamentos, se todos acreditam que eles são tão bons. Mas todos parecem acreditar que eles (motores V6) não são mais tão bons, e é por isso que todo mundo está falando sobre isso (motores V10) de novo. Então, é um pouco estranho, não? Vamos ver no que dá. Não depende de mim. É política. Os chefões decidirão”, completou.

V6 ou V10? Antonelli pede motores confiáveis

Andrea Kimi Antonelli, por sua vez, acredita que o V10 seria “legal”. Mas torce para que, antes de mais nada, uma mudança de motores seja boa para os pilotos.

“Este é obviamente um tópico amplo. O V10 soa incrível, então isso seria definitivamente legal. Mas acho que, como piloto, o que você quer é algo que te dê boa pilotagem, que seja consistente e que dure. Acho que o nível que o motor alcançou agora é muito incrível, porque você pode andar com ele de pé embaixo a corrida toda durante toda a corrida e por muitas corridas. Acho que, como piloto, você só quer algo que seja confiável e que tenha boa dirigibilidade”, disse o italiano da Mercedes.

Piastri rechaça nostalgia: ‘Vou pilotar o que me derem’

Oscar Piastri acredita os pilotos “têm um importante papel para tentar fazer com que o regulamento do ano que vem dê certo”. O australiano da McLaren reconhece que há muita nostalgia a respeito de um possível retorno dos V10, mas acha que o desempenho dos V6 não seria problema para pilotos, equipes e fãs.

“Acho que precisamos tentar fazer o melhor trabalho possível para tornar o esporte emocionante, tornar o carro o mais divertido possível de dirigir, tornar as corridas boas. Obviamente, há muito romantismo nos motores V10. Eu ainda não tinha idade suficiente para ouvi-los quando corriam, então talvez não tenha a mesma nostalgia. Mas ainda seria algo legal de se ter, é claro”, disse Piastri.

“Acho que entrar em um novo conjunto de regulamentos já falando sobre outra eventualidade potencial — só precisamos ser um pouco cautelosos e não subestimar o que teremos nos próximos anos. Vou pilotar qualquer coisa que me derem. Sou um piloto de Fórmula 1 e sempre ficarei feliz em pilotar no ápice do esporte. Mas vamos esperar para ver”, completou.

Para Ocon, problema do V6 é o turbo

Para Esteban Ocon, há dois pontos de vista em questão: a potência e o som dos V10, frente aos componentes híbridos que a Fórmula 1 tem se empenhado em adotar.

“Sim, falta som (nos V6). Não é o som que amávamos quando éramos jovens, é verdade. Mas, sabe, ninguém pensou em ter um motor naturalmente aspirado com um sistema híbrido como fazem em alguns carros de rua”, afirmou o francês da Haas.

“O problema é o turbo. É ele que tira o som do carro”, completou.

Stroll: O importante é manter o carro leve

Lance Stroll, por sua vez, optou por analisar de maneira breve a questão.

“Os V10 soam bem. Acho que o mais importante é manter o carro leve. Carros leves são mais divertidos de pilotar. Eles ficaram mais e mais pesados com o passar dos anos. Então, (a mudança dos motores) é algo para se ter em mente mais adiante”, avaliou o canadense da Aston Martin.

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