
A Williams anunciou nesta terça-feira (11) um acordo de patrocínio “a longo prazo” com a empresa australiana de tecnologia Atlassian. Desta forma, a partir da temporada 2025 da Fórmula 1, a companhia assume o protagonismo dos naming rights da escuderia, que passará a se chamar oficialmente Atlassian Williams Racing.
Será a primeira empresa a assumir o posto desde que a Rokit deixou a Williams no fim de 2018. Naquele ano, a equipe correu com o nome de Rokit Williams Racing.
A chegada da empresa de software sucede a presença de outras marcas como parceiras da Williams, como Canon (1985 a 1993). Rothmans (1994 a 1997), Winfield (1998 a 1999), AT&T (2007 a 2011) e Martini (2014 a 2018).
Com o acordo, a Atlassian assume também as funções de fornecedora de software e de tecnologia da Williams. O novo patrocínio “é o maior acordo de parceria dos 48 anos de história da Williams”, segundo comunicado da própria escuderia.
“Atrair uma patrocinadora deste tamanho e desta significância é um momento importante na ilustre história de nossa equipe e um marco importante em nossa retomada”, comemorou James Vowles, chefe de equipe da Williams na F1.
“Estamos colocando nos lugares certos todas as peças para recolocar este time nas primeiras posições do grid; com a Atlassian, temos um parceiro que, através da tecnologia e de suas ferramentas, vai nos ajudar a liberar nosso pleno potencial, melhorando o trabalho em equipe e a colaboração em toda nossa organização. Nossos valores e ambições se alinham perfeitamente, e estou empolgado com o que podemos atingir juntos”, completou o dirigente.
A marca deve ganhar presença de destaque no FW47, o carro da Williams para a temporada 2025. A tendência, no entanto, é que as cores do modelo sofram poucas mudanças, uma vez que a identidade visual da companhia é predominantemente azul, assim com os mais recentes carros do time.
“A Fórmula 1 é um esporte definitivo em equipe. É onde engenheiros, desenvolvedores, equipes comerciais, funcionários dos boxes e inúmeros outros trabalham juntos em tempo real, nas incríveis velocidades de uma corrida, em busca de um pódio. A Atlassian compartilha com a Williams a profunda crença no poder do trabalho em equipe. Sabemos que, quando grandes equipes têm as ferramentas e as práticas corretas, podem alcançar coisas que seriam impossíveis sozinhas”, destacou Mike Cannon-Brookes, CEO da Atlassian.
“Como uma das primeiras companhias globais de tecnologia, compreendemos o que é ter paixão, foco e a crença de que você está buscando algo grandioso. Esta equipe vem passando por uma transformação marcante, e eu acredito que a Atlassian Williams Racing tem todas as bases para uma renovada era de grandeza”, completou.