Hadjar domina etapa de Melbourne da Fórmula 2; brasileiros passam em branco

Gabriel Bortoleto abandonou as duas corridas do fim de semana; Enzo Fittipaldi completou, mas sem pontuar

Ao vivo
Circuito de Albert Park (Melbourne)
Etapa da Austrália de Fórmula 2

O francês Isack Hadjar foi o grande destaque de etapa de Melbourne (Austrália) da temporada 2024 da Fórmula 2.

O piloto da Campos venceu a corrida sprint no sábado (23), mas acabou punido por um acidente na largada da prova e acabou oficialmente em sexto – o tcheco Roman Stanek, da Trident, herdou a vitória. No entanto, Hadjar se redimiu na corrida principal do domingo (24) e venceu novamente, sem margem para questionamentos desta vez.

Por outro lado, os pilotos brasileiros não tiveram motivos para comemorar. Enzo Fittipaldi, da Van Amersfoort Racing, não somou pontos nas duas corridas, enquanto Gabriel Bortoleto, da Invicta, abandonou ambas – ele foi um dos envolvidos no acidente protagonizado por Isack Hadjar na corrida sprint.

Corrida sprint tem acidente e punição

A primeira corrida do fim de semana terminou logo na largada para Gabriel Bortoleto. Segundo no grid, o piloto da Invicta largou mal e acabou ultrapassado. Para piorar, Isack Hadjar forçou para ultrapassar Roman Stanek e jogou para o lado o espanhol Pepe Martí, da Campos, que acabou batendo no carro de Bortoleto. O brasileiro e o espanhol abandonaram.

Enzo Fittipaldi largou do pitlane e fez uma prova discreta, terminando em 13º lugar. Hadjar chegou em primeiro, com Stanek em segundo - o francês, porém, foi punido em 10 segundos pelo acidente da largada e caiu para sexto. Assim, Roman Stanek ficou com a vitória, com Dennis Hauger (MP Motorsport) em segundo e Kush Maini (Invicta) em terceiro.

Redenção de Hadjar na corrida principal

A segunda corrida foi marcada pelo forte acidente do pole position Dennis Hauger na 11ª volta. A vitória ficou novamente com Isack Hadjar, que se beneficiou das trocas de pneus dos adversários e assumiu a liderança nas últimas voltas. Paul Aron (Hitech) foi segundo, com Zane Maloney (Rodin) em terceiro.

Entre os brasileiros, Bortoleto largou da nona colocação, mas teve problemas e precisou abandonar na nona volta. Já Enzo Fittipaldi, 18º colocado do grid, chegou a andar entre os primeiros líderes, mas terminou na mesma posição da largada.

Classificação da Fórmula 2

Confira a classificação do campeonato de pilotos da Fórmula 2 após a etapa de Melbourne:

  • 1. Zane Maloney (BAR/Rodin): 62 pontos
  • 2. Paul Aron (EST/Hitech): 48 pontos
  • 3. Dennis Hauger (NOR/MP Motorsport): 41 pontos
  • 4. Isack Hadjar (FRA/Campos): 34 pontos
  • 5. Kush Maini (IND/Invicta): 33 pontos
  • 6. Enzo Fittipaldi (BRA/Van Amersfoort): 32 pontos
  • 13. Gabriel Bortoleto (BRA/Invicta): 15 pontos

Próxima etapa da Fórmula 2

A etapa de Melbourne foi a terceira entre as 14 da temporada 2024 da Fórmula 2. Os pilotos agora voltam à pista para a etapa de Ímola (Itália), nos dias 18 (corrida sprint) e 19 (corrida principal) de maio.