
Faz apenas dois meses que 2025 começou e, mesmo com o futebol brasileiro ainda nos estaduais e os campeonatos europeus e asiáticos em andamento, alguns atacantes brasileiros já estão se destacando dentro das quatro linhas. Entre eles, Marcos Leonardo, do Al Hilal, que lidera a artilharia entre os brasileiros com 12 gols marcados. O centroavante, que deixou o Benfica rumo ao futebol saudita no ano passado, tem se mostrado cada vez mais decisivo e peça fundamental no time de Jorge Jesus.
A lista dos principais artilheiros do Brasil neste início de temporada também conta com Guilherme, jogador do Santos, que é o único entre os cinco primeiros colocados a atuar no futebol brasileiro.
Marcos Leonardo vive grande fase
A mudança para a Liga Saudita foi uma decisão complicada para Marcos Leonardo. O jovem atacante brilhou com a camisa do Santos entre 2020 e 2023, marcando 54 gols em 168 partidas, mas não conseguiu ter o mesmo desempenho no Benfica, de Portugal. Agora, no Al Hilal, o centroavante parece ter reencontrado seu melhor futebol. Além do ótimo início de 2025, com 12 gols marcados até aqui, ele soma 21 gols e duas assistências em 29 jogos na temporada 2024/25.
Com a falta de um camisa 9 na Seleção Brasileira, o desempenho do atacante pode colocá-lo no radar para futuras convocações. Ainda jovem e atuando no futebol saudita — que frequentemente gera questionamentos sobre o nível de competitividade —, Marcos Leonardo tem mostrado que sobra na liga e talvez mereça uma chance na Seleção Brasileira.
Guilherme, o único do top 5 no Brasil
Aos 29 anos, Guilherme é o único jogador do top 5 que atua no futebol brasileiro. O atacante do Santos tem sido um dos destaques do time neste início de temporada e já soma nove gols em 2025. Com o Peixe em reconstrução, ele parece ter se tornado um “parça” de Neymar nessa nova fase do clube dentro de campo. Vale destacar que Guilherme foi peça fundamental na campanha do Santos rumo ao título da Série B no ano passado.
Top 5 artilheiros brasileiros em 2025
- Marcos Leonardo (Al Hilal) – 12 gols
- Alex Martins Ferreira (Dewa Utd.) – 11 gols
- Guilherme (Santos) – 9 gols
- Guilherme Bissoli (Buriram Utd.) – 9 gols
- Alan Caríus (Al-Adalah) – 9 gols