Agora é oficial: Xavi Hernández, 41 anos, é o novo técnico do Barcelona. O ex-meia, que estava no Al-Sadd, do Catar, assinou contrato até 2023 e tem apresentação marcada para a próxima segunda-feira (8), no Camp Nou.
Xavi volta ao clube onde se formou e ganhou projeção mundial com a tarefa de tirá-lo da nona colocação do Campeonato Espanhol, neste que é o pior arranque da história do Barça na liga doméstica. Para o jogo contra o Celta, neste sábado (6), em Vigo, a equipe será treinada pelo interino Sergi Barjuan.
Não faz muito tempo que Xavi desfilava sua classe pelos campos. Em 2019, ele deixou a condição de capitão do Al-Sadd, clube que defendia desde a sua saída do Barça, em 2015, para assumir o cargo de técnico. Em dois anos, ele faturou uma liga catari e duas Copas do Catar.
Xavi é uma verdadeira lenda do Barça. Ele chegou ao clube ainda criança, em 1991. Subiu ao time profissional em 1998 e por lá ficou até 2015. Foram 767 jogos e nada menos que 25 títulos conquistados neste período, incluindo quatro Liga dos Campeões.