Esportes

Benzema é condenado a um ano de prisão por chantagem contra Valbuena

Atacante do Real Madrid foi considerado cúmplice em caso de vídeo íntimo vazado do ex-colega da seleção francesa; condenação envolve suspensão condicional

Da Redação 24/11/2021 • 10:55
Benzema foi condenado por cumplicidade em caso "sex tape" contra ex-companheiro Valbuena
Benzema foi condenado por cumplicidade em caso "sex tape" contra ex-companheiro Valbuena
Divulgação/Real Madrid

O atacante do Real Madrid e da seleção francesa Karim Benzema recebeu um duro baque na manhã desta quarta-feira (24). O jogador foi considerado cúmplice pelo crime de chantagem contra o ex-companheiro Mathieu Valbuena e condenado a um ano de prisão com suspensão condicional, quando a pena é substituída por medidas determinadas pela Justiça.

A sanção é superior ao pedido da Procuradoria, que havia solicitado dez meses de reclusão e multa de 75 mil euros (cerca de R$470 mil reais na conversão atual). O jogador só deve cumprir a prisão na cadeia em caso de reincidência.

O Tribunal de Versalhes concluiu que Benzema teve “certo júbilo” e “nenhuma benevolência” para forçar o meia da seleção da França a aceitar a chantagem enquanto ambos estavam na concentração.

O craque do Real Madrid também foi condenado a pagar a multa de 75 mil euros. A defesa do jogador afirmou que vai recorrer da decisão.

Entenda o caso

Durante a Data Fifa em outubro de 2015, Benzema chegou ao quarto de Valbuena na concentração francesa e disse que poderia ajudá-lo a administrar a divulgação de um vídeo íntimo. O caso ficou conhecido como “sex tape”.

O meia da seleção da França enxergou má intenção com a proposta do atacante e alegou ter sido chantageado quando deu o seu testemunho. Benzema, que afirmou que apenas quis ajudar o ex-companheiro, indicou o amigo de infância Karim Zenati, com quem os chantagistas haviam entrado em contato.

Após o caso, os dois jogadores deixaram de ser convocados pelo técnico Didier Deschamps a pedido do presidente da federação, Noel Le Graët. No entanto, o atacante, diferentemente de Valbuena, que nunca mais voltou à seleção, voltou a ser relacionado neste ano, quando defendeu a França na Europa.

Ao contrário da posição que tinha há seis anos, Graët revelou que Benzema voltaria a ser relacionado para a seleção mesmo se fosse condenado. O Real Madrid, time do atleta de 33 anos, decidiu não se pronunciar sobre o caso.