Bob Marley com a camisa do Santos: conheça a história da foto

Fotógrafo Maurício Valladares revela os bastidores da pelada jogada pelo Rei do Reggae no campo de Chico Buarque e como o jamaicano ganhou a camisa 10 de Pelé

Por Romulo Tesi

Março de 1980. Rio de Janeiro. Desembarca no Aeroporto Santos Dumont o que era na época um dos maiores nomes da música mundial: Bob Marley. Na cola do Rei do Reggae, estava o fotógrafo Maurício Valladares, com a missão registrar todos os passos de Bob pela cidade, incluindo um evento com cara de Brasil: um jogo de futebol com ele, Marley, atuando ao lado de feras do campo, como Paulo Cezar Caju, e da música, o anfitrião Chico Buarque.

A história é conhecida. Mas um detalhe deixou tudo especial - pelo menos para ele, Bob Marley: uma camisa 10 do Santos, a mesma do ídolo do cantor e compositor, o também Rei, Pelé.

Foram vários clicks na pelada. E um deles entrou para a iconografia tanto de Bob Marley como do Santos: a do ídolo do reggae vestindo a 10 do Peixe. No movimento típico de quem tem o cabelo comprido, os dreadlocks “voaram” para fora da camisa. Nesse exato momento, saiu a foto de Valladares. Um ato que, segundo o próprio, só pode ser obra divina.

 E há quem acreditasse que o fotógrafo tivesse montado a cena.

“Tem gente que pensa que eu teria prendido os dreadlocks numa tela de arame que tem no fundo, com pregador, mas foi Papai do Céu que me ajudou mesmo”, diz Valladares ao Esporte na Band.

E por falar em Deus: para o autor da foto, que também é radialista e DJ, chegará o dia em que Bob Marley virará santo.

“Um dia, daqui a uns 150 anos, vai aparecer no Vaticano um papa doidão, que vai perceber os milagres que Bob Marley fez em terra, e ele será canonizado”, completa. 

Assista ao vídeo no topo da página e conheça a história completa!

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais