Botafogo amarelou? Derrocada não tem precedentes nos pontos corridos

Quatro trocas de técnicos, 13 pontos de vantagem: existe comparação com queda botafoguense no Brasileirão?

Por Lucas Lima

Botafogo amarelou? Derrocada não tem precedentes nos pontos corridos
Botafogo chegou a ter 13 pontos de vantagem na liderança
Vitor Silva / Botafogo

O Botafogo parecia ser o principal candidato ao título do Brasileirão 2023, abrindo uma vantagem nunca antes vista no futebol nacional - e no mundo - de 13 pontos, ao vencer o Internacional por 3 a 1, no final da 19ª rodada.

Era uma liderança histórica nos pontos corridos, com diversos roteiros especiais, além de personagens que pareciam ter nascido para viver aquele momento com a camisa do Glorioso, que fez o melhor primeiro turno da história do Campeonato Brasileiro.

Contudo, essa aura de invencibilidade conquistada dentro das quatro linhas com um futebol de alta intensidade e “sorte de campeão”, desapareceu. Os cinco treinadores ao longo da temporada pesaram e as chances de conquistar o campeonato derreteram. O sonho daquele que era líder desde a terceira rodada, caiu por terra na 34ª.

Neste momento, o Glorioso soma 10 partidas sem vencer e, desde metade de outubro, caiu na tabela, abrindo alas para o Palmeiras de Abel Ferreira assumir a ponta e estar muito próximo do título restando apenas uma rodada para o fim.

Ainda assim, a equipe botafoguense assegurou vaga para Libertadores 2024 após longos sete anos longe da principal competição continental.

Abaixo, relembre algumas das maiores derrocadas de líderes (e campeões do primeiro turno) na história do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos

Grêmio 2008:

Em 2008, o Grêmio encantou ao conquistar o primeiro turno com 41 pontos, abrindo uma folga de oito pontos para o São Paulo, que naquele momento ocupava apenas o 4º colocado na virada de turno.  

Contudo, mal sabia o Imortal Tricolor que estava prestes a protagonizar a primeira derrocada na história dos pontos corridos até então.

Repleto de reviravoltas, o Tricolor Gaúcho sucumbiu na competição e terminou em segundo lugar, três pontos atrás do campeão, São Paulo.  

Palmeiras 2009:

No ano de 2009, o Palmeiras vivia a expectativa de encerrar um longo jejum sem o título do Campeonato Brasileiro. Sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, o time alviverde conquistou vantagem confortável na liderança da competição.

O entusiasmo da torcida palmeirense era tanto que chegou a gritar “é campeão” após vitória por 3 a 1 sobre o Santos, na 27ª rodada.

Entretanto, a reta final da competição reservou reviravoltas inesperadas. A queda de rendimento do Palmeiras resultou em tropeços inesperados, comprometendo a liderança conquistada ao longo da temporada. Enquanto isso, o Flamengo, liderado por Adriano e Petkovic, aproveitava as oportunidades e se aproximava do tão almejado título.

E assim ocorreu. Enquanto o Palmeiras não conseguiu superar o Botafogo, o Flamengo bateu o Grêmio, no Maracanã, conquistando o título de maneira memorável e surpreendente, na última rodada.

São Paulo 2020:

O São Paulo, em 2020, liderou o primeiro turno com 37 pontos, alimentando esperanças de uma conquista do Brasileirão após 12 anos.

Entretanto, a trajetória tricolor foi marcada por tropeços na reta final, aproveitados por colorados e rubro-negros. O Flamengo, que virou o turno em 3º lugar e tinha jogos a menos, acabou se consagrando campeão dentro do Estádio do Morumbi, mesmo perdendo na rodada final, justamente para o São Paulo.  

Enquanto o Tricolor terminou apenas em 4º na classificação final, cinco pontos atrás do Flamengo. Era outra vez o sonho escorrendo pelos dedos, repetindo a história de 2018.

Mais notícias

Carregar mais