A Liga Inglesa de Futebol quer punir o Leicester por quebrar das regras financeiras do país, mas só tem um problema: precisa torcer para o clube ser rebaixado para que isso aconteça.
Uma reportagem publicada pelo jornal britânico “The Guardian” nesta quarta-feira (18) afirma que a liga buscou uma consultoria jurídica para acionar o clube por gastar acima do teto na temporada de 2022/2023, quando foi campeão da “Championship”.
O Leicester foi julgado pelo caso neste ano, mas escapou da perda de pontos. Uma comissão afirmou que o clube não poderia ser punido na primeira divisão porque as supostas irregularidades ocorreram quando o clube estava na segunda.
A Premier League, a elite britânica, atua de forma independente da Liga Inglesa, que gerencia as divisões inferiores.
A Liga Inglesa agora espera a equipe voltar para as divisões inferiores para tentar medidas legais. No Momento, o Leicester é o 15º colocado na Premier League após quatro rodadas disputadas.
O futebol inglês vive um momento de forte debate sobre os gastos dos clubes. Everton e Nottingham Forest foram punidos com perdas de pontos na temporada passada devido a irregularidades financeiras.
O Manchester City está envolvido no momento no “julgamento do século”, que investiga manobras do gigante do país para driblar o fair play financeiro desde 2009. O clube pode até ser rebaixado caso seja considerado culpado.