A seleção da Argentina nunca perdeu uma semifinal de Copa do Mundo e aposta nesta fama de ‘time copeiro’ para derrotar a Croácia nesta terça-feira (13), no estádio Lusail. Será a grande oportunidade do craque Lionel Messi chegar a mais uma decisão de Copa podendo alcançar o astro Diego Maradona, que disputou duas decisões, vencendo uma (1986) e perdendo a outra (1990).
Esta será a quarta semifinal de Copa que a Argentina disputa. A primeira foi em 1986: com dois gols de Maradona, os argentinos derrotaram a Bélgica por 2 a 0. A segunda aconteceu em 1990, com um empate por 1 a 1 com a Itália, em Nápoles, e vitória nos pênaltis (4 a 3).
Na conquista do primeiro título da Argentina, na Copa de 1978, não havia semifinal, os finalistas era os melhores classificados nos dois grupos da segunda fase.
A terceira semifinal dos argentinos foi em 2014, no Brasil, com uma vitória sobre a Holanda também nos pênaltis (4 a 2), após empate por 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação. Dos jogadores que atuaram naquela partida, apenas Messi estará novamente em campo.
A Croácia já disputou duas semifinais. Perdeu a primeira, em 1998, para a França, por 2 a 1, e venceu a segunda, em 2018, diante da Inglaterra, também por 2 a 1. Dos jogadores croatas que jogaram na semifinal da última Copa, Modric, Perisic, Kamaric, e Brozovic estarão à disposição para o jogo desta terça. O goleiro Livakovic era reserva no time de 2018.