Jon Jones está de volta ao UFC: relembre carreira e saiba como será o retorno

A história de Jones é marcada por grandes vitórias no UFC e polêmica graves fora do octógono

Jon Jones, um dos principais nomes da história do UFC, voltará a lutar neste sábado (4). Depois de 3 anos fora do octógono, ele enfrentará Ciryl Gane, no UFC 285

Conheça mais sobre a história dessa lenda do MMA:

  • Qual é a idade de Jon Jones?
  • Qual é o peso de Jon Jones?
  • Quem é Jon Jones?
  • As lutas mais marcantes
  • Recordes
  • Caso antidoping
  • Jon Jones preso
  • Próxima luta
  • Onde assistir UFC 285

Qual é a idade de Jon Jones?

Jon Jones está com 35 anos. Ele faz aniversário em 19 de julho.

Qual é o peso de Jon Jones?

Jon Jones vai lutar entre os pesos pesados, categoria em que o atleta pode ter até 120 kg. O lutador estima que pesará 110 kg no fim de semana da luta.

Ele prometeu surpreender os fãs: “Uma das coisas mais difíceis foi não conseguir perder a forma enquanto tentava ganhar 18 quilos."

"Eu acho que quando os fãs me virem, eles ficarão surpresos, porque eu ainda pareço muito com o que costumava ser. Embora meus ombros estejam muito mais largos".

A pesagem cerimonial acontece nesta sexta-feira (3). Jones era o campeão meio-pesado até 2020, mas teve problemas contratuais e pessoais na categoria que vai até 93 kg. 

Resolveu se afastar do octógono e abriu mão do título, que atualmente pertence a Jamahal Hill.  

Quem é Jon Jones?

Ele nasceu em Nova York, em 19 de julho de 1987. O pai praticou lutas, mas é pastor. A mãe era enfermeira. Eles tiveram 4 filhos, mas a única menina morreu cedo, quando era menor de idade, por causa de um câncer. Ficaram 3 meninos.

O envolvimento com esportes começou com Arthur, irmão mais velho que Jones, que virou jogador de futebol americano. Depois o irmão mais novo, Chandler, também foi para a NFL.

Jones chegou a jogar futebol americano na universidade, mas se destacou de verdade no “wrestling”, conhecido no Brasil como “luta greco-romana”. 

A migração para o MMA aconteceu quando a namorada dele descobriu uma gravidez inesperada. Ele entendeu que podia ganhar mais dinheiro nas artes marciais mistas. 

A ascensão foi rápida: Jones venceu 6 lutas seguidas e assinou contrato com o UFC.

No maior evento de MMA do mundo, Jones se tornou campeão do mundo entre os meio-pesados, defendeu o cinturão seguidas vezes e entrou para a história. 

Mostrou um estilo único para “limpar” a categoria dos meio-pesados. Aconteceram polêmicas, com doping e prisão. Mas ele está no Hall da Fama do UFC. Há quem defenda que se trata do melhor lutador de MMA de todos tempos.

As lutas mais marcantes de Jon Jones

Matt Hamill

Depois de 3 vitórias seguidas no UFC, a primeira derrota na carreira de Jones veio em 2009. Ele enfrentou Matt Hamill e foi desclassificado por causa de cotoveladas ilegais. Até agora foi a única derrota de Jones.

Shogun

Em 2011, aos 23 anos, Jones conquistou o título dos meio-pesados do UFC. Foi contra um brasileiro, Maurício Shogun Rua, no UFC 128, por nocaute técnico no terceiro round. Ele se tornou o mais jovem campeão do UFC na história.

Vitor Belfort

Depois que conquistou o título, Jones conseguiu 3 vitórias impressionantes, contra Quinton Rampage Jackson, Lyoto Machida e Rashad Evans. 

Mas na sequência ele enfrentou Vitor Belfort e passou por dificuldades. Foi surpreendente, porque o brasileiro teve pouco tempo para se preparar e quase venceu por finalização. Porém Jones resistiu e venceu no quarto round.

Alexander Gustafsson 

Jon Jones e Alexander Gustafsson se enfrentaram pela primeira vez no UFC 165 e fizeram uma luta que já entrou para o Hall da Fama. Foi um grande confronto, com muita emoção e equilíbrio. Jones venceu por decisão dos juízes.

Daniel Cormier

Daniel Cormier foi outro adversário duro para Jones. Ele criou rivalidade antes da luta e fez um jogo duro contra o campeão. Novamente a decisão ficou com juízes, que decretaram Jones como vencedor.

Thiago Marreta

Recentemente, em 2019, outro brasileiro deu trabalho para Jones. Foi Thiago Marreta, que só perdeu por decisão dividida dos juízes. 

Ou seja, um juiz entendeu que Jones tinha sido derrotado. Foi a primeira vez que isso aconteceu. Porém outros dois decidiram o contrário.

Recordes de Jon Jones

O cartel de Jon Jones tem 26 vitórias, 1 derrota e 1 luta sem resultado. 

Foram 10 vitórias por nocaute, 6 por finalização e 10 por decisões dos juízes

O americano tem 14 vitórias em disputas por cinturão.

Ele não perde há 18 lutas, o que significa a maior sequência imbatível na história do UFC.

Jones é quem mais derrotou atletas que já foram campeões do UFC. Foram 7 ao todo. 

Jon Jones flagrado em exames antidoping

Os maiores problemas da carreira de Jon Jones aconteceram fora do octógono. Em 2015, por exemplo, ele foi flagrado em um exame antidoping, por causa do uso de cocaína

Na sequência ele tentou se internar em uma clínica de reabilitação. Mas em 2018 admitiu que não tinha se livrado totalmente do vício em drogas.

Em 2016 ele também testou positivo para o uso de clomifeno. Houve muita polêmica sobre o uso e o efeito da substância, mas no final Jones ficou suspenso por um ano.

Quando voltou, em 2017, Jon Jones foi flagrado em um exame antidoping de novo. Ele testou positivo para turinabol – substância que gera massa muscular. Ele diz que a ingestão foi insuficiente para que ele tivesse ganhos. 

E alega que atualmente, após mudança de regras, a quantidade ingerida por ele nem é considerada proibida. Porém o prejuízo foi grande: Jones tinha vencido Daniel Cormier pela 2ª vez, mas o resultado foi alterado. 

Virou uma luta “sem resultado”, já que Jones lutou com a substância no corpo.

Em 2018 novamente Jones foi flagrado em um exame antidoping, mas dessa vez o UFC assumiu a culpa e disse que era um vestígio do doping anterior. Não houve punição.

Jon Jones preso e mais polêmicas

Jones também se envolveu grandes confusões e até foi preso. Em 2015 ele bateu o carro e não prestou auxílio a uma mulher grávida. Foi julgado e pegou 18 meses de liberdade condicional.

Durante esses 18 meses, nova confusão: ele se envolveu em uma corrida de carros, foi detido e xingou um policial. Outras polêmicas envolveram acusação de assédio sexual, confusão em um prostíbulo e outro acidente de carro. 

Tantos problemas geraram perda de cinturão e patrocinadores, mas mesmo assim Jones demorou para se acalmar. Só agora parece que Jones está levando uma vida mais tranquila.

Última luta de Jon Jones

A luta mais recente de Jones aconteceu em fevereiro de 2020. Ele derrotou Dominick Reyes por decisão unânime dos jurados, na categoria meio-pesado.

Depois Jones demorou para renovar contrato com o UFC e até cogitou se aposentar. Mas resolveu voltar para tentar um novo desafio: Agora vai lutar entre os pesos pesados.

Quando é a próxima luta de Jon Jones?

Jones enfrentará Ciryl Gane no UFC 285, que vai acontecer no dia 4 de março, em Las Vegas. Será a luta principal e vai valer o cinturão dos pesos pesados.

Onde assistir Jones x Cyril Gane?

O UFC Fight Pass, plataforma de streaming do próprio Ultimate, transmite o UFC 285 completo ao vivo a partir das 19h30 (horário de Brasília).

Card principal do UFC 285

  • Jon Jones vs. Ciryl Gane (vale cinturão dos pesos pesados)
    Valentina Shevchenko vs. Alexa Grasso (vale cinturão do peso mosca)
    Geoff Neal vs. Shavkat Rakhmonov
    Jalin Turner vs. Mateusz Gamrot
    Bo Nickal vs. Jamie Pickett

Card preliminar do UFC 285

  • Derek Brunson vs. Dricus Du Plessis
    Viviane Araujo vs. Amanda Ribas
    Julian Marquez vs. Marc-Andre Barriault
    Jessica Penne vs. Tabatha Ricci
    Da’mon Blackshear vs. Farid Basharat
    Kamuela Kirk vs. Esteban Ribovics
    Cody Garbrandt vs. Trevin Jones

Mais notícias

Carregar mais