Concacaf: conheça a federação citada por Leila Pereira como alternativa para times brasileiros

Presidente do Palmeiras propôs que clubes, maiores responsáveis pela receita da Conmebol, deixasse a federação sul-americana pela inação contra casos de racismo

Por Wesley Bião

Concacaf: conheça a federação citada por Leila Pereira como alternativa para times brasileiros
Leila Pereira propôs que times brasileiros deixem a Conmebol para se unirem à Concacaf
Cesar Greco/Palmeiras

A presidente do Palmeiras, Leila Pereira, apresentou em entrevista à TNT Sports antes do duelo entre o alviverde e São Paulo pela semifinal do Campeonato Paulista a sugestão para que clubes brasileiros migrarem da Conmebol, a confederação de futebol da América do Sul, para a Concacaf, a confederação da América do Norte, América Central e do Caribe

"Temos que tomar medidas firmes com relação à Conmebol, não é possível. O Brasil representa 60% da receita da Conmebol, e os clubes brasileiros são tratados dessa forma. Então vou lançar uma ideia, uma reflexão pra todos: já que a Conmebol não consegue inibir esse crime e tratar os brasileiros com o tamanho que eles representam, por que não pensar em nos filiarmos à Concacaf? Saímos da Conmebol e vamos pra Concacaf", disparou a mandatária.

Leila afirmou que vai falar sobre o assunto com outros times brasileiros: "Acho que só assim vão respeitar o futebol brasileiro, porque ele não está sendo respeitado pela Conmebol. Vou conversar, na quarta-feira, em uma reunião com a CBF, com os clubes brasileiros. É uma semente pra se plantar".  

A presidente até falou que as equipes brasileiras podem ganhar mais dinheiro dessa forma: "Já que não somos respeitados pelo órgão que controla a América do Sul, por que não ir pra Concacaf? Com certeza financeiramente seria muito melhor".

A ação seria uma resposta contra o que o clube entendeu como uma falta de ação mais enérgica da confederação sul-americana no caso de racismo contra o atacante Luighi, do sub-20 do clube.

O Cerro Porteño foi multado pela Conmebol em US$ 50 mil (cerca de R$ 290 mil) e jogará partidas da Libertadores sub-20 com portões fechados, como punição pelo caso de racismo. Além disso, o Cerro também deverá publicar, em suas redes sociais, uma campanha de conscientização e de combate ao racismo. O Palmeiras repudiou essas medidas. 

O que é a Concacaf?

A Concacaf -- Confederation of North, Central America and Caribbean Association Football (Confederação das Associações de Futebol da América do Norte, Central e Caribe) -- é quem rege e organiza o futebol nessas regiões, assim como faz a Conmebol na América do Sul.

Foi fundada em 1961 e conta com 41 países, dentre as potências regionais Canadá, Estados Unidos e México a países mais modestos, como Barbados e São Vicente e Granadinas, ambos no Caribe.

Quais times fazem parte da Concacaf?

Todos aqueles que são vinculados às federações dos países que, por sua vez, são filiados à Concacaf, como por exemplo o Inter Miami, clube de Lionel Messi nos Estados Unidos ou os clubes mexicanos conhecidos dos brasileiros como Pachuca, Tigres, América e Chivas Guadalajara.

Clubes mexicanos disputaram a Libertadores entre 1998 e 2016 sob a justificativa de melhorar o nível do futebol do país e aumentar o apelo do torneio na América do Norte. Ficaram marcados como pedra no sapato de muitos clubes brasileiros – como por exemplo do Flamengo, que caiu para o América em 2008. Alguns até chegaram a disputar finais de torneios da Conmebol, mas só o Pachuca conseguiu levantar uma taça: a Sul-Americana de 2006. 

Quais são os torneios da Concacaf?

Eles tem as suas próprias versões da Libertadores e da Copa América. Por lá, os clubes disputam a chamada Copa dos Campeões, que reúne times dos três continentes. Quem vencer, conquista uma vaga no Mundial de Clubes – o Pachuca, que eliminou o Botafogo do Mundial de Clubes no fim do ano passado, é o atual campeão. 

Já as seleções disputam dois torneios: a Copa Ouro – equivalente a Copa América – e a Liga das Nações. O primeiro torneio é disputado a cada dois anos e tem o México como o atual e o maior campeão, com nove taças. Já o segundo funciona é uma versão latino-caribenha do mesmo torneio que acontece na Europa e funciona como uma classificatória para a Copa Ouro. Os Estados Unidos é o atual campeão.

Times brasileiros podem se filiar à Concacaf?

Não há registros de clubes que tenham, à revelia, trocado de confederação continental, uma vez que recai sobre a federação de futebol nacional – no caso do Brasil, a CBF – definir em qual entidade continental os times estarão vinculados. 

Há a possibilidade da própria CBF deixar a Conmebol e, consequentemente, mudar a confederação dos clubes de futebol, mas o processo não é tão simples. Para que essa movimentação aconteça, é preciso que a Conmebol, a Concacaf e a FIFA aprovem a mudança.

Israel e Austrália são exemplos de países que trocaram suas federações continentais, por motivos diversos. Enquanto os israelenses, originalmente na Ásia, migraram para a Europa por questões políticas, os australianos deixaram a Oceania para se juntar aos asiáticos em busca de maior competitividade. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais