Esporte

Time que lidera a Série B foi fundado em 2010 e teve ascensão meteórica

Clube voltou à elite paulista e faz boa campanha na Série B; conheça a história do time de Novo Horizonte

Da redação

Time que lidera a Série B foi fundado em 2010 e teve ascensão meteórica
Ozzair JR / Novorizontino

Depois de 13 rodadas, o Brasileirão Série B 2023 tem um paulista na liderança: o Novorizontino soma 29 pontos, com nove vitórias, dois empates e duas derrotas. Embalado na competição, o clube de Novo Horizonte foi fundado em 2010, teve uma ascensão meteórica e fez o futebol renascer na cidade do interior de SP.

Fundado há 13 anos, o Grêmio Novorizontino conseguiu o primeiro acesso em 2012, quando deixou a quarta e última divisão do Campeonato Paulista. Desde então, o time vem conquistando resultados expressivos e agora chama atenção na Série B.

Mais do que o sucesso em campo, o Tigre preencheu um ‘vazio’ em Novo Horizonte desde que foi fundado. A cidade, que viveu grandes emoções com o Grêmio Esportivo Novorizontino, em especial no vice-campeonato paulista de 1990, viu o clube se afundar em crise e anunciar o encerramento das atividades em 1999.

De 99 a 2010, quando o Grêmio Novorizontino foi fundado, a saída para quem quisesse acompanhar futebol de perto era ir às cidades próximas, entre elas Mirassol, São José do Rio Preto e Bauru. A angústia durou 11 anos.

Nesta terça, o líder da Série B recebe o Botafogo-SP pela 14ª rodada da competição. O duelo está marcado para as 21h30.

Novorizontino teve ascensão meteórica

Após dois anos disputando a Série A3 estadual, o Novorizontino conquistou o título em 2014 -- o primeiro da história do clube -- e a promoção para a segunda divisão estadual. No ano seguinte, foi vice-campeão da A2 e conseguiu vaga na elite do Campeonato Paulista.

Desde 2016 com experiências na primeira divisão de São Paulo, o Tigre já chegou ao mata-mata e levou o Troféu do Interior em 2021. Depois de uma queda para a A2, o clube está de volta à elite paulista na edição de 2024.

A participação nas divisões de elite de SP alavancou o Novorizontino em âmbito nacional. A partir de 2018, o time conseguiu uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro e passou a ter um calendário anual consolidado.

Desde então, o time de Novo Horizonte ascende de forma impressionante. Em 2020, foi terceiro colocado da Série D e conquistou a promoção para a terceira divisão nacional. Em 2021, um novo acesso, chegando à Série B do Brasileiro em 2022.

A primeira participação na segunda divisão nacional não foi boa, mas o Tigre conseguiu a permanência. Com 44 pontos após 38 rodadas, o clube terminou na 16ª colocação, evitando assim o rebaixamento.

Agora em 2023, em que foi vice-campeão da A2 paulista, o Novorizontino inicia a Série B com força e empolga a torcida. Será que vem o acesso inédito para o Campeonato Brasileiro?

Como foi criado o escudo do Novorizontino

Conectado à história do Grêmio Esportivo Novorizontino, o Tigre atual mantém algumas características da equipe extinta em 1999.

O nome é semelhante, as cores são as mesmas (amarelo e preto) e o escudo foi ligeiramente modificado. Desta forma, o time atual preserva a história do futebol em Novo Horizonte.

Fundado em 1973, o Grêmio Esportivo Novorizontino surgiu do Pima, uma equipe de uma fábrica de sapatos chamada Pinheiro Machado. Bicampeão regional, o time recebeu o convite para disputar a terceira divisão e só conseguiu se aventurar no torneio porque Jorge De Biasi passou a investir no futebol local. Assim, o empresário ajudou a criar o novo clube.

Segundo reportagem do “UOL”, o nome Grêmio foi escolhido porque um dos fundadores do Grêmio Esportivo era torcedor do Grêmio, de Porto Alegre. Já o escudo remetia ao símbolo do Santos, pois outra pessoa ligada ao movimento gostava do time da Vila Belmiro. Por fim, o amarelo e preto foram adotados como forma de homenagear a fábrica de sapatos, que entregava os pares em uma caixa nessas cores.

Mais notícias

Carregar mais