Esporte

Copa Africana das Nações: veja lista dos maiores campeões do torneio

Egito, de Mohamed Salah, é o principal ganhador da competição que terá transmissão da Band

Por Vinícius Batista

Argélia é a atual campeã da Copa Africana das Nações CAF
Argélia é a atual campeã da Copa Africana das Nações
CAF

A Copa Africana das Nações começa neste domingo (9) e terá transmissão exclusiva da Band na TV aberta. A expectativa aumenta a cada dia para os países, em busca do título da principal competição de seleções do continente africano. Enquanto uns buscam somar taças na galeria de troféus, outros sonham com a primeira volta olímpica.

O atual campeão da Copa Africana das Nações é a Argélia, do craque do Manchester City Riyad Mahrez. A seleção conquistou o bicampeonato no ano de 2019 contra Senegal, do atacante Sadio Mané, do Liverpool, com uma vitória por 1 a 0.

Quem tem mais títulos é o Egito, de Mohamed Salah. O país conquistou sete taças da competição, no entanto não vence há 11 anos, quando derrotou Gana na final por 1 a 0.

Na sequência, aparece a seleção de Camarões, que teve um grande destaque no continente africano no final dos anos 1980 e início dos anos 2000. Os camaroneses conquistaram o torneio em cinco oportunidades (1984, 1988, 2000, 2002 e 2017), a última sobre o Egito.

A expectativa para a Copa Africana das Nações é grande para Senegal, que busca acabar com o jejum de títulos. A seleção, que conta com jogadores talentosos além de Mané como Édouard Mendy, goleiro do Chelsea e Kalibou Koulibaly, do Napoli, foi vice-campeã em 2002 e em 2019, mas ainda não teve a oportunidade de levantar a taça.

O pontapé inicial da Copa Africana das Nações na Band será dado neste domingo (9), às 13h, com o confronto entre os anfitriões Camarões contra a seleção de Burquina Faso. Mais tarde, às 16h, é a vez de Etiópia e Cabo Verde se enfrentarem.

Veja a lista dos maiores campeões da Copa Africana das Nações

  1. Egito – 7 títulos
  2. Camarões – 5 títulos
  3. Gana – 4 títulos
  4. Nigéria – 3 títulos
  5. Costa do Marfim – 2 títulos
  6. Argélia – 2 títulos
  7. Marrocos – 1 título
  8. África do Sul – 1 título
  9. Tunisia – 1 titlo

Mais notícias

Carregar mais