De acordo com dados dos borderôs da CBF, o Criciúma é o clube que mais coloca sócios-torcedores dentro de seu estádio, com 88,3% do total. É seguido por Vitória (81,8%), Athletico-PR (78,6%), Corinthians (67,4%) e Bahia (64%).
"A receita originada pelo programa de sócios é um ativo muito valioso para o clube. Quando há essa união com a torcida e associados, os valores costumam até ultrapassar patrocínios de camisa. Não à toa, é comum ver divulgação dos programas de sócio dos clubes estampando marcas em seus uniformes. Estar na primeira divisão, com jogos de maior apelo, certamente é um outro fator que contribui pro sucesso dessa relação", analisa Jorge Duarte, gerente de marketing e esportes da Somos Young, empresa que faz o atendimento a sócios-torcedores de clubes.
Os sócios estão fazendo o Criciúma ter uma presença forte de público: o clube está perto de atingir a marca de 200 mil pessoas presentes em jogos em casa na temporada, com uma média de mais de 14 mil por partida - atinge quase a totalidade do estádio, com capacidade para 19 mil. São 199.556 até então, de acordo com dados do Transfermarkt.
"Além de o Criciúma ter voltado à Série A depois de um tempo e isso ser uma demanda reprimida por parte da torcida, existe a questão de termos públicos, jogos e engajamentos maiores por parte de todos os envolvidos. Então, só há aspectos positivos nessa causa. Fica o recado para o mercado de que sempre devemos ouvir nosso público, para poder sentir o termômetro da relação entre o programa de sócios e a presença no estádio, com seus respectivos benefícios e vantagens", complementa Duarte.
O Criciúma faz boa campanha para um time que acabou de subir: está em 12º lugar, com 36 pontos conquistados.
"O desempenho positivo dentro de campo traz uma energia perfeita para todos os tipos de conexões com a torcida. É a hora de entender exatamente como estar próximo, ouvir o fã e, também, vender algo, pois a audiência está mais receptiva para receber qualquer estímulo", indica Renê Salviano, CEO da Heatmap e especialista em marketing esportivo, e que faz a captação de contratos entre marcas envolvendo profissionais do esporte.
Um dos projetos colocados em prática pelo clube nos duelos em casa pelo Brasileirão une o apoio dos torcedores junto à sustentabilidade: é o Recicla Junto, iniciativa que realiza o recolhimento do lixo produzido nas arquibancadas e arredores do Heriberto Hülse, e posteriormente o destina ao processo de reciclagem. Neste ano, somente em partidas pelo Brasileirão, a Recicla Junto já recolheu mais de 10 toneladas de resíduos. Já no total, são mais de 400 toneladas arrecadadas neste período.
“A torcida carvoeira é apaixonada e muito engajada com o clube. O Criciúma está na série A e a torcida faz bonito no Heriberto Hülse, com os sócios comparecendo em peso para apoiar o tigre. E nós, que estamos com o Recicla Junto presente no estádio desde 2019, acompanhamos de perto a festa da torcida. E além de comprometida com o clube, a torcida tem feito a sua parte na sustentabilidade, participando do recolhimento dos resíduos em todas as partidas desse ano”, destaca Augusto Freitas, CEO da Cristalcopo e idealizador do Recicla Junto.
Em maio, uma ação especial passou a ser realizada pelo clube catarinense: sacos plásticos passaram a ser distribuídos nos portões de entrada do estádio para estimular a participação dos torcedores no processo. Desde então, mais de dez toneladas de lixo recolhidas em partidas da equipe já foram recicladas.
"Estamos muito contentes em ver a mobilização dos torcedores em nossa casa. Esse esforço em conjunto mostra nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável do planeta e ainda ajuda a transformar o Heriberto Hülse em um símbolo da causa”, afirma Vilmar Guedes, presidente do Criciúma, sobre a importância da ação no estádio do clube.
Atualmente, o Criciúma chegou a marca de 18 mil sócios e viu um aumento superior a 400% desde o ano em que disputou a Série C, em 2020. Naquela ocasião, em plena pandemia, eram apenas 3.715 associados. Já em 2022, com o acesso à Série B e a covid-19 no fim, o número chegou a 9.385 torcedores.
"Unir a paixão pelo futebol com sustentabilidade casa bem quando o plano é bem elaborado e executado. O Criciúma esta fazendo um trabalho incrível e que pode servir de benchmark para outros clubes do mercado", analisa Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports e especialista em marketing esportivo.