Confira 10 curiosidades da história da Copa do Mundo

Momentos marcantes sobre a maior competição internacional de futebol

Mª Eugênia Cayres Lima

Curiosidades da Copa do Mundo Esporte na Band
Curiosidades da Copa do Mundo
Esporte na Band

Tá nos noticiários, na internet, nos memes que viralizaram nas redes. A cada quatro anos um torneio se torna o assunto e movimenta nações. Sim, estamos falando da Copa do Mundo! Evento que tem o poder de contagiar e reunir diversas culturas em torno do esporte.

Mas, afinal, quando começou toda essa história? Como a Copa se tornou uma competição tão valiosa? Quais são os personagens por trás do maior evento do esporte de futebol do mundo? Para responder a essas perguntas, vamos fazer uma viagem no tempo.

Se você também quer entender mais sobre o universo das Copas, considere-se: convocado! Separamos 10 curiosidades de momentos importantes que marcaram a história desse campeonato tão especial.

Confira as 10 curiosidades sobre a Copa do Mundo

1. O ponta pé inicial 

Há quase 100 anos, a primeira Copa do Mundo (1930) fez a sua estreia em Montevidéu, capital do Uruguai. Os esforços para a realização dessa competição começaram bem antes com a fundação da FIFA (Federação Internacional de Futebol), em Paris (1904), com o objetivo de organizar melhor as competições de futebol europeu e, posteriormente, do futebol mundial. 

No início, alguns países do continente europeu aderiram ao projeto, dentre eles, Bélgica, Dinamarca, França, Holanda, Espanha, Suécia e Suíça. Com o passar do anos, a FIFA cresceu exponencialmente, tornando-se uma das grandes organizações do mundo.

2. Os idealizadores

Dois nomes são indispensáveis quando o assunto é a criação da Copa do Mundo. O primeiro é o do Carl Anton Wilhelm Hirschmann, um holandês que ocupou a posição de segundo secretário-geral da Federação por anos e já pensava em propor um evento que reunisse seleções de diversos países. Ainda que não tenha conseguido tirar do papel, abriu caminhos para o próximo presidente da federação e deixou o seu nome na história.

O segundo nome é o do francês Jules Rimet. Ele percebeu que havia espaço para a realização do campeonato entre seleções em virtude da popularização do futebol e das edições dos Jogos Olímpicos (1924 a 1928). Então, após ter assumido o comando da FIFA, em 1921, deu forma ao projeto e foi o responsável pela organização da primeira Copa.

Vale lembrar que o início dos anos 1900 foi marcado pelo conflito bélico em torno da Primeira Guerra Mundial (1914 a 1918). Somente após o fim desse período, foi possível desenhar um cenário mais promissor para seguir com o projeto da Copa do Mundo e finalmente dar vida a primeira edição.

3. A primeira Copa do Mundo

Como mencionamos anteriormente, a primeira edição da Copa do Mundo foi realizada no Uruguai. A escolha  do país se deu por conta de alguns fatores, como o bom momento do esporte, já que a seleção uruguaia havia conquistado as últimas edições dos Jogos Olímpicos.

E também por causa da viabilidade financeira, pois o governo do país aceitou arcar com as despesas de todas as seleções e ser responsável pela construção de um novo estádio, hoje conhecido como Estádio Centenário de Montevidéu.

Sendo assim, os nossos hermanos foram não só os anfitriões dessa edição como também levaram o título de campeões da Copa do Mundo. A disputa contou com 13 seleções: 

  • Argentina
  • Bolívia
  • Brasil
  • Chile
  • Paraguai
  • Peru
  • EUA
  • México
  • Bélgica
  • Romênia
  • França
  • Iugoslávia
  • Uruguai (país-sede)

O Brasil, apesar de já ser considerado um país expoente no futebol, não teve um super desempenho, sendo eliminado na primeira fase e conquistando apenas a 6ª colocação na classificação geral. 

4. Campeões e anfitriões

A Copa do Mundo já esteve em 20 países, mas, em apenas seis edições, o anfitrião pode comemorar em casa a conquista do título. Os países que jogaram com as torcidas a seu favor e entram para essa seleta lista são:

  • Uruguai (1930)
  • Itália (1934)
  • Inglaterra (1966)
  • Alemanha (1974)
  • Argentina (1978)
  • França (1998)

A 22ª Copa do Mundo de 2022, no Catar, marca o encontro das seleções na mais importante competição mundial pela primeira vez no Oriente Médio. Será que os anfitriões terão chances de entrar para essa lista? – veremos – as surpresas que a Copa reserva! 

5. Repetiram o feito

A FIFA estabelece alguns critérios antes mesmo dos países se candidatarem para sede da Copa do Mundo. Alguns são: 

  • ter estádios com capacidade mínima entre 40 mil e 80 mil lugares para diferentes fases do campeonato;
  • quantidade mínima de hotéis e áreas de treino das equipes e profissionais, entre outras exigências.

Só cinco países foram sedes da Copa do Mundo pela segunda vez. Confira quais fazem parte dessa lista especial:

  • México: 1970 e 1986
  • Itália: 1934 e 1990
  • França: 1938 e 1998
  • Alemanha: 1974 e 2006
  • Brasil: 1950 e 2014

6. Disputa por vaga 

Sabia que somente as seleções de países anfitriões não precisam disputar a fase de classificação, pois a vaga é garantida automaticamente? Já é tradição! Com o passar do tempo o campeonato foi crescendo e ampliou-se o número de seleções na disputa. 

Desde a primeira edição da Copa do Mundo, o salto de equipes pulou de 13 para 32 equipes. E a previsão é que esse número aumente para a Copa do Mundo de 2026 com 48 seleções.

Para compor os grupos, mais de 200 seleções disputam as eliminatórias em todos os continentes, que são organizadas e divididas pelas seis confederações de futebol que representam todos continentes. 

Cabe a cada confederação definir seu próprio critério para as disputas. Já o número de vagas para cada continente é definido pela FIFA quatro anos antes do campeonato.

7.  Os maiores finalistas

As duas seleções que mais vezes chegaram à final de uma Copa do Mundo são Alemanha e Brasil

Os alemães participaram 8x da final e ganharam em quatro delas: 1954, 1974, 1990 e 2014 e foram derrotados em 1966, 1982, 1986 e 2002. Já o Brasil esteve em 7 finais, vencendo em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002, e sendo derrotado em 1950 e 1998. 

Ambas também dividem espaço na lista das maiores goleadas da história das Copas como o resultado do jogo Brasil 1x7 Alemanha (2014)  – impossível de esquecer! :(

8. De 4 em 4 anos

A Copa do Mundo é disputada de quatro em quatro anos desde 1930. A realização do torneio só foi suspensa por 12 anos durante o período da Segunda Guerra; entre a Copa da Itália, em 1938, e a Copa do Mundo do Brasil, realizada em 1950.

Mas o principal motivo para a Copa acontecer com este intervalo de quatro anos é para não coincidir com os Jogos Olímpicos. Afinal, são dois eventos super importantes e um não poderia ofuscar o brilho e o sucesso do outro.

9. O maior campeão

O Brasil lidera o ranking como o maior vencedor da história das Copas do Mundo, com cinco títulos, seguido por Alemanha e Itália, com quatro. A seleção brasileira levantou a taça nas seguintes Copas:

  • Suécia (1958)
  • Chile (1962)
  • México (1970)
  • Estados Unidos (1994)
  • Coreia do Sul e Japão (2002)

Inclusive, o Brasil também tem o recorde de país que mais participou do campeonato, garantindo presença em todas as edições até hoje.

10. O jogador mais vitorioso

Olha o Brasil de novo, aí! Talvez você tenha até um palpite do nome que leva esse título. Acertou se pensou: Pelé

Com Pelé na posição de atacante, o Brasil venceu as suas primeiras três Copas do Mundo da FIFA: em 1958, 1962 e 1970. Pelé se tornou, além de protagonista do esporte, o jogador que mais venceu jogos na competição e o maior goleador da história da Seleção Brasileira, com 77 gols em 92 jogos. Campeão que chama, né?

E aí, curtiu fazer essa viagem no tempo sobre a Copa do Mundo? Nós adoramos trazer essas histórias para você. Aproveite o “clima” de jogo e participe do nosso Quiz - “Quem é você na Copa?”. Chegou a hora de descobrir qual tipo de torcedor melhor representa você. 

Apitou, começou!

Mais notícias

Carregar mais