Muitos esportes da Paralimpíada de Paris foram adaptados a partir da Olimpíada. Mas existem duas modalidades que só existem nos Jogos Paralímpicos.
O goalball é o esporte mais curioso, pois foi criado especialmente para os paratletas. Outro esporte exclusivo é a bocha.
Como é o goalball?
É um esporte que faz parte do programa paralímpico desde 1976 e é jogado por deficientes visuais.
Os paratletas jogam em uma quadra. O objetivo é fazer gols com as mãos. Por isso pode haver alguma comparação com o handebol. Mas há muitas diferenças. Os jogadores também são goleiros. Não há contato entre eles. São só 3 atletas para cada time, que ficam em uma metade da quadra.
É essencial que o local fique em silêncio, para os jogadores identificarem onde está a bola. Nos arremessos é obrigatório que a bola pingue no chão para que o adversário tenha chance de defender. E os atletas criam arremessos criativos para buscar os gols.
Na Paralimpíada de Tóquio o Brasil conquistou medalha de ouro nesse esporte. Antes o país já tinha conseguido outras duas medalhas.
Como é a bocha?
Na bocha paralímpica o objetivo é lançar bolas e deixá-las perto de uma bola branca.
O esporte é disputado por atletas com deficiências severas ou paralisia cerebral. Todos ficam em cadeiras de rodas. Alguns precisam utilizar equipamentos e ajudas de outras pessoas na disputa.
O Brasil já conquistou seis medalhas de ouros na bocha paralímpica.