Ronaldo deve se candidatar à presidência da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) em 2026, mas ainda não mostrou as qualidades como dirigente à altura do que o cargo exigirá.
A opinião foi dada por Elia Júnior na edição deste domingo (16) do Show do Esporte. Segundo o apresentador, o Fenômeno “deixa muito a desejar” como dirigente.
“Não significa que não possa vir a ser o maior e mais importante presidente da CBF em todos os tempos. Mais isso vai ter que ser construído. Ainda não fez nada”, disse Elia.
Em entrevista ao também ex-atacante Romário, Ronaldo classificou como “uma grande vergonha” o fato de a CBF não ser “uma empresa querida” no Brasil. A entrevista foi gravada em novembro de 2024 e divulgada na última quinta-feira (14).
“A CBF não ser uma empresa querida no Brasil, para mim, isso é uma grande vergonha. É um desperdício. A CBF tinha que ser a empresa mais querida do Brasil. E se um dia eu chegar a concorrer a alguma coisa pela CBF, esse vai ser meu objetivo: de fazer com que o futebol seja esse agente transformador no Brasil”, afirmou o ex-camisa 9.
Elia Júnior, no entanto, lembrou a passagem de Ronaldo como proprietário da SAF do Cruzeiro, entre dezembro de 2021 e abril de 2024. Neste intervalo, levou o time ao título da Série B de 2022, antes de vender a equipe ao empresário Pedro Lourenço.
“Eu acho interessante que o Ronaldo queira ser presidente da CBF, acho louvável, acho importante que ele tenha essa ambição. Mas a gente tem que pensar o seguinte: para você ser presidente da CBF, você tem que ter um projeto. E veja só: o Ronaldo presidente do Cruzeiro foi um fiasco. A grande sacada do Ronaldo presidente do Cruzeiro foi vender o Cruzeiro – vendeu, e vendeu muito bem. O Ronaldo é um grande empresário. Ser um grande empresário é uma coisa, ser um grande dirigente é outra. Não estou tirando do Ronaldo o direito que ele tem, é lícito ele querer ser o presidente da CBF. Eu estou dizendo que nem tudo que reluz é ouro. O Ronaldo presidente do Cruzeiro foi um fiasco”, afirmou o apresentador.
Elia lembrou também o trabalho de Ronaldo como acionista majoritário do Valladolid, na Espanha, desde 2018. Desde então, o time foi rebaixado duas vezes na elite espanhola (2021 e 2023), mas promovido outras duas vezes (2022 e 2024). Na temporada 2024/2025, o time é o atual lanterna do Campeonato Espanhola, com 15 pontos em 24 jogos – o Alavés, penúltimo colocado, tem 22 pontos.
“O Real Valladolid, que é outro time em que ele é proprietário, ele é persona non grata em Valladolid. O time do Valladolid deste ano cai, não tem escape de não cair, é o último colocado muito distante, faz péssima campanha nas últimas cinco rodadas. Qual é o Ronaldo? Eu não estou aqui para criticar o Ronaldo. Eu estou aqui para dizer o seguinte: calma lá, Ronaldo. Você foi genial, foi gigante com a camisa número 9. Você foi genial, foi fenomenal dentro das quatro linhas. Fora das quatro linhas, você tem sido gigante como empresário. Como dirigente, nós temos ressalvas. Nós temos que ter um certo cuidado para não sair estendendo o tapete vermelho para um cara que, como dirigente, ainda não fez absolutamente nada”, completou.