Esporte

Entenda como irá funcionar o novo Mundial de Clubes com 24 times

Entidade máxima do futebol quer novo formato para as próximas edições da competição

Da Redação

O Novo Mundial de Clubes deverá ter formato mais atrativo e competitivo, principalmente, para os clubes europeus que vêm dominando o pódio da competição. A Fifa segue com o projeto de implementar mais times dos continentes se enfrentando. No “De frente e verso com a Gabi”, a jornalista explica como vai ser a disputa.

Em 2019, a entidade máxima do futebol aprovou uma nova versão do Mundial que ao invés de ter 7 clubes, terá 24. Entretanto, coma  chegada da pandemia em março de 2020, a ideia precisou ser deixada de lado e as edições de 2021 e 2021 acabaram sendo disputadas no formato tradicional: um representante de cada continente e o do país sede.

Além da integração de mais 17 times, o torneio aconteceria de quatro em quatro anos. E as vagas seriam distribuídas da seguinte forma:

América do Sul: três clubes

África,  Ásia e Concacaf: três clubes para cada um

Europa: oito clubes

Oceania e país sede: uma vaga sendo disputada entre clubes da Oceania do país sede.

Os clubes seriam divididos em oito grupos contendo três equipes, os vencedores de cada um deles avança para as quartas de final. No entanto, os clubes da Europa precisam ser convencidos de que a competição será, de fato, atrativa e mais disputada.

Mais notícias

Carregar mais