Esporte

Fifa abre investigação e pode eliminar o Equador da Copa do Mundo no Catar

Entidade abriu processo disciplinar após uma queixa da Federação de Futebol do Chile

Por Rodrigo Lima

Byron Castillo disputou oito partidas das Eliminatórias  Federação Equatoriana de Futebol
Byron Castillo disputou oito partidas das Eliminatórias
Federação Equatoriana de Futebol

A Fifa divulgou nesta quarta-feira (11), que abriu um processo disciplinar para investigar uma queixa da Federação de Futebol do Chile junto ao Comitê Disciplinar da FIFA.

Os chilenos denunciam uma possível falsificação de documentos que concedem a nacionalidade equatoriana ao jogador Byron David Castillo Segura. O jogador disputou oito partidas das Eliminatórias para a Copa do Mundo.

Caso a falsificação seja confirmada, o Equador pode perder a vaga na Copa do Mundo no Qatar e o Chile, que pede que os adversários que enfrentaram o Equador fiquem com os três pontos das partidas, poderia herdar a vaga. Os equatorianos terminaram as eliminatórias na quarta colocação, com 26 pontos.

Byron Castillo chegou a ser dispensado a Seleção Equatoriana Sub-20 em 2017, após ser acusado de ter nascido em Tumaco, cidade da Colômbia que faz fronteira com o Equador, e de adulterar sua documentação.

Após uma investigação, Byron teve sua nacionalidade equatoriana ratificada por órgãos do governo equatoriano em abril de 2021.

A Federação Equatoriana de Futebol diz que já apresentou todos os documentos que comprovam a nacionalidade equatoriana do jogador e aguarda decisão da Fifa.

Mais notícias

Carregar mais