Esportes

Fifa avança com plano de organizar Copa do Mundo a cada dois anos

Uefa e Conmebol são inicialmente contra a mudança; confederações vão se reunir em breve em Zurique

Da Redação, com BandNews TV

A Fifa, entidade máxima do futebol mundial, está levando adiante o plano de organizar a Copa do Mundo a cada dois anos, e não a cada quatro, como sempre ocorreu desde o advento do torneio de seleções em 1930. 

As informações são do jornalista e colunista da BandNews TV Jamil Chade. Um dos argumentos da Fifa para a mudança é o econômico: mais torneios geram mais receitas que geram mais dinheiro para distribuir entre as confederações.

Defensores da ideia também apontam que não haveria uma concorrência tão grande para sediar a competição, já que teríamos o dobro de Mundiais acontecendo e quase todos os interessados poderiam ser atendidos. 

Por outro lado, o plano vem sendo bastante criticado por aqueles que acreditam que a espera de quatro anos pela Copa é justamente um dos motivos que torna a competição tão relevante. 

O excesso de jogos e o efeito no calendário, assim como o choque que a mudança representaria a outros eventos - como os Jogos Olímpicos de Verão, que passariam a ocorrer no mesmo ano do Mundial -, são outro ponto em discussão.

A Europa, representada pela Uefa, e a América do Sul, representada pela Conmebol, já se manifestaram que são contra a Copa a cada dois anos. Em contrapartida, a CAF, que representa a África, apoia a troca. 

As seis confederações continentais foram convocadas pela Fifa para discutir a proposta na sede da entidade, em Zurique, nas próximas semanas. 

Jamil Chade chama atenção para o fato de a Conmebol, mesmo com três campeões mundiais (Uruguai, Brasil e Argentina), ter apenas dez votos em uma eventual eleição, enquanto os africanos, que jamais disputaram uma final de Copa, teriam 54. 

“Bastaria todos os votos da África e da Ásia para que a mudança fosse efetivada. Por outro lado, não sabemos o que a Fifa faria com uma Copa do Mundo sem seleções como Brasil, Argentina, Alemanha, Itália…”, afirma o jornalista. 

Discussões à parte, já se sabe que a Copa de 2022 será no Catar e a de 2026 acontecerá pela primeira vez em três sedes - México, Estados Unidos e Canadá. A Fifa pensa em já mudar o cronograma a partir daí - portanto, há chance de haver Copa em 2028. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais