Esporte

Mundial de Clubes: Pandemia obriga FIFA a trocar representante da Oceania

Devido a restrições impostas pelo avanço da pandemia da Covid-19 na Nova Zelândia, Auckland City deixa competição

Por Rodrigo Lima

Taça do Mundial de Clubes da Fifa Ibraheem Al Omari/REUTERS
Taça do Mundial de Clubes da Fifa
Ibraheem Al Omari/REUTERS

Faltando pouco mais de um mês para a disputa do Mundial de Clubes 2021, que será transmitido pela Band, a FIFA anunciou uma troca na lista de clubes que vão disputar a competição em fevereiro de 2022, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Inicialmente, o Auckland City, da Nova Zelândia, representaria a Oceania no torneio, mas os neozelandeses foram substituídos pelo AS Pirae, do Taiti.

A explicação da entidade máxima do futebol é que o motivo para a retirada do Auckland City se deve pelas restrições por conta da pandemia de Covid-19.  

- Apesar dos intercâmbios recentes entre Fifa, Auckland City, Nova Zelândia e Federação da Oceania, a Fifa foi informada de que a reabertura atrasada das fronteiras da Nova Zelândia devido à pandemia de Covid-19 em curso, bem como a reintrodução do isolamento gerenciado obrigatório e o sistema de quarentena ao retornar ao país fez com que o Auckland City tivesse que se retirar do torneio com relutância. Como resultado, o AS Pirae foi nomeado o representante da Oceania para o Mundial de Clubes, disse a FIFA no comunicado.

Fundado em 1943, o AS Pirae é um dos maiores campões do Taiti, com oito conquistas nacionais e se tornou, em 2018, a primeira equipe da polinésia francesa a disputar a Liga dos Campeões da Oceania.

A equipe do Taiti vai enfrentar o Al-Jazira, representado do país-sede, na primeira fase do Mundial de Clubes. Quem vencer o confronto avança para enfrentar o Al-Hilal, da Arábia Saudita. O clube que chegar na semifinal dessa chave enfrenta o Chelsea, da Inglaterra.

Palmeiras, Al-Ahly, do Egito, e o Monterrey, do México, formam a outra chave da competição que será disputada entre os dias 3 e 12 de fevereiro, com transmissão exclusiva da Band.

Mais notícias

Carregar mais