O Flamengo retirou na manhã desta quinta-feira (21) a ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva que previa a realização da partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil contra o Athletico-PR no Maracanã. Com a decisão, o Rubro-Negro será visitante no segundo jogo contra o Furacão.
De acordo com o clube, houve um erro na realização do sorteio dos confrontos feito pela CBF na última terça-feira (19). No entanto, a decisão de retirar a ação no STJD se dá por conta da boa relação da equipe carioca com o presidente da entidade máxima do futebol brasileiro, Ednaldo Rodrigues.
O Flamengo jogará o jogo de ida contra o Athletico na próxima quarta-feira (27), às 21h30, no Maracanã, enquanto o confronto de volta será no dia 17 de agosto, às 21h30, na Arena da Baixada. A CBF divulgou as datas e os horários das quartas de final da Copa do Brasil na noite de quarta-feira.
Entenda o caso:
O Flamengo entrou com uma ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva nesta quarta-feira (20) para tentar reverter o mando de campo contra o Athletico-PR, pelas quartas de final da Copa do Brasil. O sorteio da CBF definiu que o Rubro-Negro carioca fará a primeira partida em casa, enquanto o Furacão decide a classificação na Arena da Baixada.
A diretoria do Flamengo reclama por ter a posição invertida antes da definição dos mandos, no sorteio dos jogos. A CBF explicou, em nota, que o procedimento foi realizado para evitar partidas de equipes do mesmo estado na mesma semana. Anteriormente, o Fluminense havia sido sorteado como segundo do confronto contra o Fortaleza, assim como o Rubro-Negro contra o Athletico.
Por conta da repercussão do caso nas redes sociais, a CBF explicou que o mesmo critério foi utilizado para definir as posições de Atlético Mineiro e Cruzeiro no sorteio das oitavas de final da Copa do Brasil. A entidade, inclusive, divulgou vídeos para provar que o mesmo critério foi utilizado na última terça-feira.
Confira a nota completa da CBF:
No Sorteio das Quartas de Final da Copa Intelbras do Brasil 2022, foram definidos os confrontos e mandos de campo da próxima fase da competição.
Como procedimento padrão, após a definição dos duelos, os times da mesma cidade foram reunidos no chaveamento para que houvesse uma alternância na ordem de quem mandaria os jogos em casa e fora.
Por isso, as partidas Fluminense x Fortaleza e Athletico Paranaense x Flamengo foram relacionadas. Como o Fla foi sorteado depois, sua posição no gráfico de confrontos foi ajustada. No sorteio dos mandos, a bola ímpar determinou que a ordem vista na tela seria mantida, com o Fluminense decidindo como mandante e o Flamengo como visitante.
O mesmo cenário já se repetiu no Sorteio das Oitavas de Final, quando a posição do Flamengo no confronto com o Atlético Mineiro foi trocada, posicionando o Fla como mandante na volta, e a de Fluminense x Cruzeiro permaneceu como estava, deixando o Flu como visitante na volta.