Odair Hellmann estreia com vitória na Liga Saudita contra time de Steven Gerrard

Técnico brasileiro começa a trajetória no Al Riyadh com o pé direito; clube saudita chega a três jogos de invencibilidade no campeonato

Da Redação

De volta ao mercado árabe, Odair Hellman estreou com vitória na Liga Saudita neste domingo. O Al Riyadh, orientado pelo brasileiro, bateu o Al Ettifaq do inglês Steven Gerrard, por 1 a 0, pela décima rodada do campeonato nacional da Arábia Saudita. Com o resultado, a equipe da capital Riad chega aos 11 pontos e ocupa a 11ª posição na tabela. O comandante brasileirou celebrou o triunfo contra o forte adversário

“Nossa equipe mostrou-se sólida, mesmo com seis ausências. Os jogadores tiveram confiança para desempenhar e alcançamos a vitória, o que é sempre importante numa estreia. Vamos dar sequência, fazendo com que os atletas acreditem nas suas potencialidades”, destaca Hellmann.

Atualmente, além de Hellmann e Gerrard, nomes como Jorge Jesus, Luís Castro, Nuno Espírito Santo e Péricles Chamusca integram a lista dos principais treinadores em atividade na Liga Saudita. Em seu primeiro trabalho fora do Brasil, Hellmann comandou o Al Wasl, dos Emirados Árabes Unidos, por duas temporadas entre 2020 e 2022. Os profissionais Maurício Dulac (auxiliar técnico), Rogério Dias (preparador físico), Fábio Moreno (analista de desempenho) e Guilherme Vaz (auxiliar prep. física) também integram a comissão técnica.

Carreira de Odair Hellmann:

A carreira de 259 jogos de Odair iniciou no Internacional, onde trabalhou entre 2017 e 2019. No Beira-Rio alcançou a expressiva marca de mais longevo no cargo do Colorado nas últimas quatro décadas: obteve o terceiro lugar no Brasileirão e vaga direta na Copa Libertadores, logo no primeiro ano após o retorno à elite, sendo escolhido o treinador revelação do campeonato nacional em 2018, e chegou às quartas de final do maior torneio da América e à finalíssima da Copa do Brasil em 2019.?

Do Rio Grande do Sul, partiu ao Rio de Janeiro para treinar o Fluminense em 2020, conquistou a Taça Rio, chegou ao vice estadual e foi eleito o melhor técnico do Campeonato Carioca. Já no Campeonato Brasileiro conduziu o Tricolor à melhor campanha desde 2012, deixando a equipe na zona de classificação à Libertadores.

O reconhecimento ao trabalho veio com a proposta internacional e a ida para o Oriente Médio, onde assumiu o Al Wasl, De Dubai. Na temporada 2021/22 alcançou a melhor campanha do time na UAE League nas últimas quatro edições e chegou à semifinal da Copa do Presidente dos Emirados Árabes.

Em 2023, voltou ao Brasil para dirigir o Santos. Atingiu 57% de aproveitamento como mandante, chegou às oitavas da Copa do Brasil e dirigiu o time santista por 11 rodadas do Brasileiro. Após sete meses de trabalho, deixou a Vila Belmiro em junho, quando a equipe ocupava o 13º lugar na classificação.

Pela Seleção Brasileira, possui no currículo a primeira medalha de ouro olímpica conquistada em 2016 e o título do Sul-Americano Sub-17 de 2015.