CAN: Sábado consagra nigeriano nascido em Londres e tem "virada" de 5 minutos

Veja como foram as vitórias de Angola e Nigéria na Copa Africana de Nações. Seleções se enfrentam por vaga na semi

Da Redação

Os heróis da abertura das oitavas de final da Copa Africana de Nações 2023, neste sábado (27), respondem pelos nomes de Gelson Dala e Ademola Lookman. Os dois foram os destaques das vitórias sem sustos de Angola e Nigéria sobre a Namíbia e Camarões, respectivamente.

Ambos anotaram duas vezes nos triunfos de suas seleções, que agora se enfrentam nas quartas de final da CAN. O duelo está marcado para a próxima sexta-feira (2), em Abidjan, na Costa do Marfim.

O jogo terá transmissão da Band, ao vivo e com imagens, nas plataformas digitais: Bandplay, Band.com.br e canal do Esporte na Band no YouTube.

“Em 5 minutos, tudo pode mudar”

Favorita para o confronto contra a Namíbia, Angola quase viu tudo desmoronar no início do primeiro tempo, com a expulsão do goleiro Neblú aos 17 minutos. Mas tudo mudou numa sequência de evento que levaram menos de cinco minutos.

Mesmo com um a menos, Angola abriu o placar aos 38, com Gelson Dala, ex-Sporting, atualmente no Al-Wakrah, do Qatar.

Aos 40, Haukongo levou o segundo amarelo, foi expulso e deixou a Namíbia com um a menos.

Aos 42, Dala, de novo, ampliou para Angola. Deixando a Namíbia desnorteada e entregue. Praticamente uma “virada”.

Mabululu fez o terceiro de Angola aos 21 minutos da etapa final e transformou o jogo em um treino mais forte.

Filho da diáspora

Estrela da classificação nigeriana para as quartas de final da CAN, Ademola Lookman é o que pode ser chamado de “filho da diáspora” africana.

Nascido em Londres, na Inglaterra, filho de pais nigerianos, o atacante de 26 anos saiu de campo ovacionado por torcida e companheiros pelos dois gols da vitória por 2 a 0 no clássico contra Camarões. Curiosamente, a história do jogador com a camisa da Nigéria começou há pouco tempo.

Atualmente na Atalanta-ITA, Lookman chegou a jogar com destaque pelas seleções de base da Inglaterra. No país europeu, surgiu no Charlton e passou por Everton, Fullham e Leicester. Na Alemanha, defendeu o RB Leipzig. Com uma carreira sólida nos clubes, viu-se dividido entre o país em que nasceu e o de origem dos pais.

Foi somente em 2022 que Lookman escolheu a Nigéria. E agora, em 2024, já coloca o nome na história do futebol nigeriano como herói da classificação para as quartas. Até este sábado, no estádio Felix Houphouet-Boign, Lookman havia marcado outras duas vezes apenas, nas eliminatórias para a CAN. Agora, desponta como nome para ajudar a Nigéria a conquistar o tetra africano.