Os heróis da abertura das oitavas de final da Copa Africana de Nações 2023, neste sábado (27), respondem pelos nomes de Gelson Dala e Ademola Lookman. Os dois foram os destaques das vitórias sem sustos de Angola e Nigéria sobre a Namíbia e Camarões, respectivamente.
Ambos anotaram duas vezes nos triunfos de suas seleções, que agora se enfrentam nas quartas de final da CAN. O duelo está marcado para a próxima sexta-feira (2), em Abidjan, na Costa do Marfim.
O jogo terá transmissão da Band, ao vivo e com imagens, nas plataformas digitais: Bandplay, Band.com.br e canal do Esporte na Band no YouTube.
“Em 5 minutos, tudo pode mudar”
Favorita para o confronto contra a Namíbia, Angola quase viu tudo desmoronar no início do primeiro tempo, com a expulsão do goleiro Neblú aos 17 minutos. Mas tudo mudou numa sequência de evento que levaram menos de cinco minutos.
Mesmo com um a menos, Angola abriu o placar aos 38, com Gelson Dala, ex-Sporting, atualmente no Al-Wakrah, do Qatar.
Aos 40, Haukongo levou o segundo amarelo, foi expulso e deixou a Namíbia com um a menos.
Aos 42, Dala, de novo, ampliou para Angola. Deixando a Namíbia desnorteada e entregue. Praticamente uma “virada”.
Mabululu fez o terceiro de Angola aos 21 minutos da etapa final e transformou o jogo em um treino mais forte.
Filho da diáspora
Estrela da classificação nigeriana para as quartas de final da CAN, Ademola Lookman é o que pode ser chamado de “filho da diáspora” africana.
Nascido em Londres, na Inglaterra, filho de pais nigerianos, o atacante de 26 anos saiu de campo ovacionado por torcida e companheiros pelos dois gols da vitória por 2 a 0 no clássico contra Camarões. Curiosamente, a história do jogador com a camisa da Nigéria começou há pouco tempo.
Atualmente na Atalanta-ITA, Lookman chegou a jogar com destaque pelas seleções de base da Inglaterra. No país europeu, surgiu no Charlton e passou por Everton, Fullham e Leicester. Na Alemanha, defendeu o RB Leipzig. Com uma carreira sólida nos clubes, viu-se dividido entre o país em que nasceu e o de origem dos pais.
Foi somente em 2022 que Lookman escolheu a Nigéria. E agora, em 2024, já coloca o nome na história do futebol nigeriano como herói da classificação para as quartas. Até este sábado, no estádio Felix Houphouet-Boign, Lookman havia marcado outras duas vezes apenas, nas eliminatórias para a CAN. Agora, desponta como nome para ajudar a Nigéria a conquistar o tetra africano.