Copa América

Copa América nos EUA é marcada por confusões e polêmicas; relembre

Incidentes na final e reclamações sobre gramados e condições de centros de treinamento geram questionamentos sobre a edição de 2024 do torneio

Da Redação

Copa América nos EUA é marcada por confusões e polêmicas; relembre
Nathan Ray Seebeck / Reuters

A Copa América de 2024 realizada nos Estados Unidos foi marcada por polêmicas e confusões dentro e fora dos gramados. Muitos questionamentos e críticas foram direcionados para a Conmebol, entidade sul-americana que organiza a competição, sobre a estrutura e as condições de segurança. O band.com.br relembra algumas reclamações feitas sobre o torneio.

Dimensão dos gramados reduzida

Para não precisar modificar as dimensões dos campos de futebol americano em 11 dos 14 estádios que sediaram a Copa América, a Conmebol não utilizou a medição utilizada pela Fifa - 105 x 68 m -, mas padronizou uma medida de 100 x 64. A decisão desagradou algumas seleções, como a brasileira, e rendeu críticas e cobranças por uma melhora para a Copa do Mundo de 2026 por parte de Lionel Scaloni, técnico da Argentina, após o título da Albiceleste.

“Acredito que para começar os campos devem ser maiores. As que jogamos não tinham as dimensões de um campo de nível para este tipo de competição. Entendo que a Copa será jogada em estádio de futebol e não de futebol americano.”

Falta de estrutura para as seleções e polêmicas de arbitragem

Em entrevista coletiva após a vitória sobre o Canadá na disputa pelo terceiro lugar, o técnico Marcelo Bielsa detonou a Copa América e a Conmebol. O treinador argentino destacou que a Bolívia ficou sem treinar por conta de condições ruins dos gramados e reclamou do pênalti não marcado para o Brasil contra a Colômbia pela última rodada da fase de grupos. 

A Bolívia não treinou. Claro, mas é a Bolívia (de maneira irônica)... E houve o pênalti para o Brasil. Toda a injustiça com a classe baixa nessa competição. A eles, nada. Já ao árbitro que não deu pênalti ao Brasil, quando 50 mil pessoas viram que isso aconteceu

Bielsa ainda chamou os organizadores da Copa América de “mentirosos” e afirmou que se sentiu ameaçado desportivamente por ser multado e suspenso por uma partida (junto com Lionel Scaloni, Ricardo Gareca, do Chile, e Fernando Batista, da Venezuela). A CBF também reclamou da estrutura ao entrar pela porta dos fundos do hotel em Las Vegas antes da partida contra o Uruguai, pelas quartas de final. O presidente Ednaldo Rodrigues ficou revoltado e disse “não haviam bandidos” na Seleção.

Brigas e segurança questionada

A confusão que tomou conta da final da Copa América entre Argentina e Colômbia não foi a única na competição. Antes, na semifinal entre os colombianos e o Uruguai, jogadores uruguaios brigaram com os torcedores adversários nas arquibancadas após o apito final. Os atletas da Celeste foram defender os familiares após uma falha da segurança no estádio.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais