Uma vitória do Marrocos e um empate da Alemanha nesta quinta-feira (3) garantiram a classificação das marroquinas às oitavas de final da Copa do Mundo feminina 2023. Por outro lado, as alemãs, bicampeãs em 2003 e 2007, deram adeus ao torneio ainda na fase de grupos. Os duelos foram válidos pela terceira rodada do Grupo H.
A seleção marroquina venceu a Colômbia por 1 a 0, enquanto a Alemanha ficou no 1 a 1 com a Coreia do Sul. Com os resultados, Colômbia e Marrocos contabilizaram seis pontos cada, com vantagem sul-americana no saldo de gols (+2 a -4). As germânicas ficaram com quatro, enquanto as sul-coreanas terminaram com um.
Jogando em Perth (Austrália), o Marrocos conseguiu sua vitória graças a um pênalti cometido por Daniela Arias sobre Ibtissam Jraidi nos acréscimos do primeiro tempo. Ghizlane Chebbak bateu, mas a goleira Catalina Pérez defendeu, dando rebote; na sobra, Sakina Ouzraoui Dik aproveitou pela direita e tocou para Anissa Lahmari, que mandou para as redes e fez o único gol do jogo.
Já no duelo em Brisbane (Austrália) entre Coreia do Sul e Alemanha, as sul-coreanas abriram o placar logo aos 6 min do primeiro tempo: Youngju Lee acertou um passe em profundidade pela esquerda, e Sohyu Cho saiu na cara da goleira Merle Frohms para fazer 1 a 0.
Em busca da vaga, as alemãs chegaram ao empate ainda na primeira etapa, aos 42 min: Svenja Huth cruzou pela direita e Alexandra Popp cabeceou alto no contrapé da goleira Jung Mi Kim. No entanto, o time não conseguiu a virada no segundo tempo, e o empate encerrou a participação das duas seleções no torneio.
Tanto Colômbia quanto Marrocos voltam a entrar em campo na próxima terça-feira (8), em duelos pelas oitavas de final – respectivamente contra Jamaica e França.