A Fifa anunciou nesta quinta-feira (24), em nota, a abertura de um procedimento disciplinar contra Luis Rubiales, presidente da RFEF (Real Federação Espanhola de Futebol).
A medida é uma resposta da entidade máxima do futebol frente ao beijo que o dirigente deu na bola da jogadora Jennifer Hermoso após a vitória da Espanha por 1 a 0 sobre a Inglaterra, na final da Copa do Mundo feminina 2023, no último domingo (20).
“A Comissão Disciplinar da Fifa informou no dia de hoje ao senhor Luis Rubiales, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), sobre a abertura de um procedimento disciplinar contra ele com base nos fatos acontecidos durante a final da Copa do Mundo feminina da Fifa no último domingo, 20 de agosto de 2023”, diz nota.
O caso é investigado com base nos artigos 13.1 e 13.2 do Código Disciplinar da Fifa, a respeito de “comportamento ofensivo e violações dos princípios de fair play”.
O primeiro defende que “associações e clubes, assim como atletas, dirigentes e quaisquer membros e/ou pessoas com funções a seus cuidados devem respeitar as regras do jogo, assim como os estatutos da Fifa e os regulamentos, as diretivas, as orientações, as circulares e as decisões da Fifa, cumprindo com os princípios de fair play, lealdade e integridade”.
O segundo artigo diz respeito à “violação de regras básicas de conduta” e de “ofensas a pessoas físicas ou legais sob qualquer forma, especial mediante uso de gestos, sinais ou linguagens ofensivos”.
A entidade máxima do futebol mundial informou que “não oferecerá mais informações sobre o procedimento disciplinar até a adoção de uma decisão final” a respeito do caso.
“A Fifa reitera seu compromisso absoluto com o respeito à integridade de todas as pessoas e, por isso, condena com o maior rigor todo comportamento contrário”, completa o comunicado.