Copa do Mundo Feminina

Presidente da Federação Espanhola é acusado de assédio por ex-funcionária

Dirigente que beijou Jenni Hermoso após o título da Copa é acusado de assediar ex-colega de trabalho

Da redação

Luis Rubiales é acusado de assédio dias depois de beijar jogadora espanhola
Luis Rubiales é acusado de assédio dias depois de beijar jogadora espanhola
REUTERS/Kim Hong-Ji

Presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales está no centro de mais uma polêmica: o dirigente, que deu um beijo na boca de Jenni Hermoso na cerimônia de premiação da Copa do Mundo Feminina, agora foi acusado de assédio por Tamara Ramos, diretora-geral do sindicato Futbolistas ON. Eles trabalharam juntos na Associação de Jogadores de Futebol Espanhóis (AFE).

Sofri humilhações, foi uma barbaridade. Não me surpreende em nada porque o conheço há muitos anos e sofri. O que me surpreendeu é que faça isso em público - Tamara Ramos, ao ‘El Programa del Verano’, da TV espanhola.

Segundo Tamara Ramos, Rubiales já a fez perguntas sobre a cor de suas roupas íntimas e comentários sexistas.

Além dessa nova denúncia, o site “Relevo” publicou uma reportagem com bastidores do pedido de desculpas do presidente pelo beijo na jogadora campeã do mundo.

Segundo a matéria, as declarações atribuídas à atleta na nota da federação não seriam de fato dela. A equipe de comunicação da entidade teria escrito o trecho colocado como fala de Hermoso (veja a seguir).

“Foi um gesto mútuo totalmente espontâneo pela alegria imensa de ganhar um Mundial. O presidente e eu temos uma grande relação, seu comportamento com todas nós foi 10, e foi um gesto natural de carinho e agradecimento”, teria afirmado Hermoso, segundo a Real Federação Espanhola de Futebol.

A federação espanhola convocou uma Assembleia-Geral Extraordinária ainda para esta semana para tratar da crise envolvendo Luis Rubiales. De acordo com a imprensa local, ele dará explicações para outros dirigentes, mas não pretende renunciar ao cargo.

Rubiales está na presidência da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) desde 2018. Ele foi reeleito em setembro de 2020 e o mandato vai até 2024.

Quem é Luis Rubiales

Nascido em Las Palmas, em 1977, Luis Rubiales foi lateral-esquerdo e teve uma carreira discreta. Foram apenas 145 jogos e nenhum gol marcado como jogador. Ele chegou à primeira divisão como atleta do Levante.

Com a aposentadoria dos gramados, Luis Rubiales se dedicou a tarefas nos bastidores. Em março de 2010, inaugurou e passou a presidir uma entidade que zelava pelos direitos dos jogadores na Espanha (AFE).

A carreira como executivo o levou para a presidência da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF). Ele está no cargo desde 2018 e foi reeleito presidente em setembro de 2020. O mandato de Rubiales vai até 2024.

Tópicos relacionados