Copa do Mundo

Advogado da Federação Iraniana pedirá exclusão dos EUA da Copa do Mundo à FIFA

Pedido foi motivado por conta de uma postagem do perfil oficial da seleção estadunidense, que retirou o símbolo islâmico da bandeira iraniana

Por Vinícius Batista

Advogado da Federação Iraniana pedirá exclusão dos EUA da Copa do Mundo
Advogado da Federação Iraniana pedirá exclusão dos EUA da Copa do Mundo
Molly Darlington/Reuters

O advogado da Federação Iraniana de futebol afirmou a uma agência de notícias ligadas ao governo do país islâmico que pedirá a exclusão dos Estados Unidos da Copa do Mundo à FIFA por conta de desrespeito com a bandeira iraniana. A suspensão prevista no pedido, que seria realizado no Comitê de Ética da entidade máxima do futebol, é de dez jogos.

O motivo da queixa é por conta de uma postagem do perfil oficial da seleção estadunidense, que excluiu o símbolo da República Islâmica da bandeira por apoio aos direitos das mulheres no Irã. A publicação foi apagada após a polêmica.

A assessoria de imprensa da Federação Iraniana disse não ter a confirmação do pedido de exclusão dos Estados Unidos. Na publicação da Tasnim News Agency, Safia Allah Faghanpour, ressaltou que entrará com a queixa.

“Respeitar a bandeira nacional é uma prática aceita internacionalmente e que todas as nações devem estimular. A ação conduzida em relação à bandeira iraniana é antiética e contra a lei internacional”, disse.

Irã e Estados Unidos se enfrentam na próxima terça-feira (29), às 16h (horário de Brasília), em jogo valendo vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo. Com três pontos, um a mais do que os EUA, o país árabe precisa apenas de um empate para se classificar no grupo B.

Tópicos relacionados