Copa do Mundo

Zebra na estreia, Arábia Saudita fez história em 94 com vaga e “gol de Maradona"

Sauditas surpreenderam o mundo com classificação improvável para as oitavas nos EUA. Autor de golaço, herói acabou preso dois anos depois

Da Redação

Owairan supera marcação belga para anotar gol antológico na Copa de 1994
Owairan supera marcação belga para anotar gol antológico na Copa de 1994
Reprodução

A vitória sobre a Argentina, na estreia na Copa do Mundo do Catar, está entre os maiores feitos do futebol da Arábia Saudita. O triunfo desta terça (22), em Lusail, porém, concorre com outra conquista importante do esporte do país: a classificação para as oitavas de final da Copa de 1994, nos EUA. Além da vaga, a seleção saudita fez o gol mais bonito daquele mundial.

O sorteio colocou a então estreante Arábia Saudita no Grupo F, com a Holanda, considerada uma das favoritas, a Bélgica e o Marrocos – todos com mais vivência em Copas do que os sauditas. Avançar para as oitavas naquela situação era algo improvável, mesmo numa época em que se classificavam os dois melhores de cada grupo, mais os quatro melhores terceiros colocados.

Na estreia, uma esperada derrota para a Holanda, mas vendida cara: 2 a 1, de virada. Na segunda rodada veio a vitória sobre os marroquinos por 2 a 1, e o caminho para a conquista da vaga histórica estava aberto.

O gol

No entanto, terceira e decisiva rodada era contra a Bélgica, de nomes famosos como do atacante Wilmots, o camisa 10 Scifo e o goleiro Preud'homme, um dos maiores da posição na época e que quase defendeu o Fluminense em 1999, quando o Tricolor estava na Série C.

De volta à 1994, a missão saudita era dura: vencer os belgas, apontados como favoritos no confronto. Ou no máximo arrancar um empate. Aos cinco minutos de jogo, porém, a mágica aconteceu no Estádio RFK, em Washington.

O meia-atacante Saeed Al-Owairan partiu do meio do campo, driblou cinco belgas, superou Preud'homme e fez o gol da vitória por 1 a 0. Ainda que sem a mesma plástica, o gol foi comparado ao de Maradona contra a Inglaterra, em 1986.

O triunfo não só valeu um lugar para a Arábia Saudita nas oitavas, logo na estreia, como colocou o time em segundo lugar no grupo, o que, em tese, garantiria um caminho mais fácil – a Holanda terminou na ponta, com a Bélgica em terceiro.

A chave, aliás, terminou embolada, com todos os times empatados com seis pontos e iguais em quase todos os critérios de desempate. Os holandeses só levaram a melhor no confronto direto contra os sauditas, pela vitória de 2 a 1 na estreia.

De fato, o rival das oitavas da Bélgica foi muito mais duro: a então campeã Alemanha. Mas a Arábia não teve vida fácil: pegaram uma das sensações daquele mundial, a Suécia, e foram eliminados com uma derrota inapelável de 3 a 1. Mas os sauditas já tinham colocado seus nomes na história dos mundiais.

Herói preso

No fim, o gol de Owairan foi considerado como uma dos mais bonitos daquela Copa, ganhou um Rolls Royce de presente da família real saudita e foi “batizado” com o apelido de “Maradona da Arábia”. Depois, o jogador colecionou premiações individuais, incluindo de melhor jogador asiático.

Em seguida, porém, veio a derrocada. Acusado de sair com mulheres e beber durante o período sagrado do Ramadã, foi Owairan foi preso pela polícia saudita em 1996 e cumpriu pena de seis meses, fora um ano de suspensão. O jogador ainda tentou retomar a carreira e ganhou a chance de disputar a Copa de 1998, convocado pelo técnico brasileiro Carlos Alberto Parreira. Mas passou em branco.

Anos depois, em 2002, a entidade promoveu uma eleição para escolher o mais belo gol de todas as Copas. Deu Maradona, aquele de 1986, e Owairan ficou com um honroso sexto lugar, com 6.756 votos.

Veja as fotos do terceiro dia de Copa no Catar

Tópicos relacionados