
Ele deixou o Brasil para se tornar ídolo em um clube do futebol europeu. Há seis anos, o lateral-esquerdo Paulinho, ex-Bahia e Santos, decidiu tomar uma decisão ousada de se transferir para o Midtjylland, da Dinamarca, e não poderia ter sido melhor: recebeu idolatria, títulos e muito carinho no Velho Continente.
Paulinho revelou períodos emocionantes no clube dinamarquês, que completará apenas 26 anos de existência no dia 6 de abril deste ano. Em entrevista exclusiva ao band.com.br, o atleta brasileiro, aos 30 anos, relembrou momentos históricos para o Midtjylland ao longo das seis temporadas na equipe europeia.
"É legal que a gente vai alcançando as coisas praticamente juntos, porque quando a gente jogou Champions League aqui foi a primeira vez que o clube jogou, então foi um marco na história do clube, quando a gente passou a primeira vez de fase na Liga Europa, então, assim, é bacana por esses motivos. É um clube que a gente sabe que tá em desenvolvimento ainda, a gente tem noção de que não tá no ápice de onde eles querem chegar e tudo mais, mas está sendo bem bacana", iniciou.
O lateral-esquerdo, no entanto, enxerga que é o momento de novos desafios ao final da temporada. Ele não fechou as portas para nenhum destino, mas deixou aberta à possibilidade de voltar ao Brasil na janela do verão europeu. Paulinho, porém, ainda tem objetivos importantes no Midtjylland e quer cumpri-los à risca.
Uma coisa que eu deixei aberto ainda, eu tenho a intenção de ser transferido nessa janela. Não descarto talvez voltar para o Brasil, porque tem alguns amigos que voltaram agora e tudo mais, e a gente sempre comentava que o futebol no Brasil está super interessante, então eu ainda tenho esse gostinho de querer jogar mais alguns jogos aí no Brasil.
"Eu tenho em mente fazer um bom restante de temporada aqui. A gente está brigando por título na Superliga Dinamarquesa, a gente tem que fazer bons jogos agora nas competições da Liga Europa, então, assim, acho que quando eu descer o próximo passo, eu vou ter mais definida a ideia do que eu posso almejar, do que eu quero almejar para a minha carreira. Agora eu estou realmente focado em fazer um bom final de temporada", completou.
Paulinho, que está a dois jogos de completar 300 partidas na carreira, celebrou a marca e disse estar muito grato pelo acontecimento. O duelo número 300 pode acontecer contra o Lyngby, pela Superliga da Dinamarca, entre os confrontos decisivos nos playoffs da Liga Europa.
Ah, eu fico feliz, né, 300 jogos, a gente fica com aquela sensação, aquele sonho que era de criança, a gente realizou tantos jogos na carreira, alguns altos e baixos, mas assim é o futebol que me deu tantos motivos pra sorrir também, então acho que é motivo de felicidade, de alegria, tá completando tantos jogos e como eu falei, são muitas histórias, vários lugares diferentes e tudo mais, é bem bacana, é uma marca bacana.
E não faltaram histórias para o ídolo Paulinho na Dinamarca. Uma delas, inclusive, aconteceu logo em sua chegada à Europa, quando passou por um grande adversário: o frio.
Cara, o que me impactou, assim, de uma forma gigantesca foi o frio, assim, porque, você sai de Salvador, que é calor o ano inteiro e aí já começa aquele frio, aí neve, aí -2ºC, -3ºC… O primeiro inverno foi difícil pra acostumar. Foi o que me pegou realmente.
Após se classificar em 20ª na Liga Europa, o Midtjylland encara uma pedreira pela frente: a Real Sociedad-ESP. Paulinho, porém, não se sente intimidado pelo adversário. Para ele, a mudança de regulamento, com a possibilidade de jogar contra equipes de alto nível, favoreceu o clube dinamarquês para jogar de igual para igual em um confronto como esse.
"Acho interessante pelo fato de jogar contra equipes de super alto nível, então a gente relativamente já sabe o que não pode superar jogo fácil. A gente jogou contra Frankfurt, Fenerbahçe, Hoffenheim, enfim, são equipes muito, muito qualificadas. A gente sabe da qualidade do Real Sociedad também na quinta-feira mas é um jogo que a gente vai preparado porque, enfim, são dois jogos, a gente sabe que nem tudo vai ser decidido aqui em casa", destacou.
Para finalizar, Paulinho revelou o objetivo do Midtjylland na Liga Europa. De acordo com o lateral-esquerdo, a missão da equipe na competição continental é uma só: surpreender.
A ideia do clube é ir o mais longe possível. A gente sabe da dificuldade da competição, mas a ideia do clube é de não se amedrontar nesses jogos grandes porque, aconteça o que acontecer, a gente tem que ser corajoso nos jogos. A ideia do clube é chegar o mais longe possível e, quem sabe, surpreender muita gente.
A Band, o Bandplay e o Band.com.br transmitem a partida entre USG-BEL x Ajax-HOL nesta quinta-feira (13), às 14h45 (Brasília), pela partida de ida dos playoffs da Liga Europa.