A CBF anunciou nesta sexta-feira (27) o adiamento do término da Série A do Campeonato Brasileiro de 2023. O torneio, que tinha previsão de término no dia 3 de dezembro, será encerrado no dia 6, três dias depois. A prorrogação será aplicada a partir da 35ª rodada.
“A decisão foi tomada pela CBF após a realização de inúmeras simulações e estudos para a garantia da integridade e equilíbrio técnico da competição, incluindo o fato de não perder uma conquista do futebol brasileiro nesta temporada, que foi a preservação das Datas-FIFA. Além disso, também foi levado em conta o melhor interesse para clubes, atletas e torcedores”, informou a entidade, em nota.
O adiamento do final do Campeonato Brasileiro também acontece por conta da não realização dos jogos de Fortaleza x Botafogo, Flamengo x Bragantino e Fluminense x São Paulo. As partidas não acontecerão nas datas programadas pela CBF por causa das disputas das finais da Libertadores - pelo Tricolor das Laranjeiras - e da Sul-Americana - pelo Leão do Pici. Além disso, houve um impasse com o Rubro-Negro, que queria enfrentar o Massa Bruta no Maracanã mesmo com o estádio fechado para a preservação do gramado para a decisão da Liberta.
A CBF também informou que os clubes não serão desfalcados na data Fifa de novembro, entre os dias 13 e 21. A entidade destacou que a mudança da data final do Campeonato Brasileiro não vai impactar no calendário de 2024.
Veja a tabela da 30ª rodada:
- Fortaleza x Cruzeiro - a definir
- Flamengo x Bragantino - a definir
- Palmeiras x Bahia - 28/10, 19h
- América-MG x Grêmio - 28/10, 19h
- Atlético-MG x Fluminense - 28/10 - 21h
- Goiás x Vasco - 29/10 - 16h
- Athletico-PR x São Paulo - 29/10, 16h
- Internacional x Coritiba - 29/10, 18h30
- Corinthians x Santos - 29/10, 18h30
- Botafogo x Cuiabá, 30/10, 20h