
Novo coordenador de seleções da CBF, Rodrigo Caetano explicou nesta sexta-feira (1) por que o Campeonato Brasileiro será disputado durante a realização da Copa América de 2024, nos Estados Unidos. Nove equipes da primeira divisão mandaram um ofício à entidade máxima do futebol brasileiro pedindo o adiamento do torneio de pontos corridos, mas a solicitação foi negada. O dirigente deu sua versão do caso.
"É um assunto relacionado à diretoria de competições, mas faço uma consideração. Até pouco tempo atrás estava em clube, e quando estamos em clubes, temos, por natureza, uma visão visando o benefício do clube. É legítimo, mas existe o ideal e o possível. Temos uma limitação absurda em relação às datas", afirmou Rodrigo Caetano.
“Todos sabem como é montado o calendário, com prioridade para Fifa, Conmebol e CBF. Faltam dias no ano para contemplar tudo isso. Todo o possível, nosso diretor de competições fará e fez. São limitações que fogem da CBF", Rodrigo Caetano, coordenador de seleções da CBF.
Rodrigo Caetano também afirmou que não vê um conflito entre a seleção brasileira e os clubes por conta dos possíveis desfalques no Campeonato Brasileiro durante a Copa América. Os jogadores relacionados para o torneio continental devem desfalcar as suas respectivas equipes em, pelo menos, sete rodadas do Brasileirão. Na convocação de Dorival Júnior para os amistosos contra Inglaterra e Espanha, dois atletas do São Paulo (Rafael e Pablo Maia), dois do Palmeiras (Endrick e Murilo), um do Athletico (Bento), um do Fluminense (André) e um do Flamengo (Ayrton Lucas) estão presentes na lista.
“Não vejo como conflito. A seleção não será conflitante aos clubes, muito menos às competições. Vale ressaltar que, há pouco tempo, a gente sempre reivindicou a parada. Já avançamos e muito neste sentido’, finalizou o dirigente.
A seleção brasileira enfrenta Inglaterra e Espanha, nos dias 23 e 26 de março, em Londres e em Madri, respectivamente.
Confira os convocados da seleção brasileira para os amistosos contra Inglaterra e Espanha:
Goleiros
- Bento (Athletico-PR)
- Ederson (Manchester City)
- Rafael (São Paulo)
Laterais
- Danilo (Juventus)
- Yan Couto (Girona)
- Ayrton Lucas (Flamengo)
- Wendell (Porto)
Zagueiros
- Beraldo (PSG)
- Gabriel Magalhães (Arsenal)
- Marquinhos (PSG)
- Murilo (Palmeiras)
Meio-campistas
- André (Fluminense)
- Andreas Pereira (Fulham)
- Bruno Guimarães (Newcastle)
- Casemiro (Manchester United)
- Douglas Luiz (Aston Villa)
- João Gomes (Wolverhampton)
- Lucas Paquetá (West Ham)
- Pablo Maia (São Paulo)
Atacantes
- Endrick (Palmeiras)
- Gabriel Martinelli (Arsenal)
- Raphinha (Barcelona)
- Richarlison (Tottenham)
- Rodrygo (Real Madrid)
- Savinho (Girona)
- Vinicius Júnior (Real Madrid)