A Fifa divulgou na manhã desta quarta-feira (13) os finalistas ao prêmio de melhor treinador do mundo em 2023. Pep Guardiola, do Manchester City, Luciano Spalletti, ex-Napoli e hoje técnico da seleção da Itália, e Simone Inzaghi, da Inter de Milão, concorrem à premiação. O vencedor será anunciado na cerimônia oficial do The Best marcada para o dia 15 de janeiro de 2024, em Londres.
Guardiola foi campeão do Campeonato Inglês e da Liga dos Campeões na temporada 2022/23 com o Manchester City. O técnico espanhol também começou 2023/24 com o pé direito e levou pra casa o título da Supercopa da UEFA contra o Sevilla. Além disso, o comandante levou o City ao título da Copa da Inglaterra contra o rival Manchester United.
Com o Napoli, Luciano Spalletti conquistou o Campeonato Italiano de 2022/2023 e quebrou um tabu de 33 anos sem conquistar o Scudetto. O time do sul da Itália também chegou às quartas de final da Liga dos Campeões da Europa, sendo eliminado pelo Real Madrid. Os bons resultados fizeram o treinador de 64 anos comandar a seleção nacional italiana.
Simone Inzaghi fez um trabalho de destaque com a Inter de Milão em 2022/23. O comandante levou à equipe nerazzurri à final da Liga dos Campeões da Europa após 13 anos, porém ficou com o vice-campeonato diante do Manchester City. Mesmo com a derrota na final continental, a Inter não passou em branco na temporada passada e conquistou a Supercopa da Itália, contra a Juventus, e a Copa da Itália, contra a Fiorentina.