A La Liga rejeitou nesta quarta-feira (20) a denúncia do Real Madrid contra o árbitro Juan Martínez Munuera por omitir os insultos ao brasileiro Vinicius Júnior na súmula do jogo contra o Osasuna, no último sábado (16), pelo Campeonato Espanhol, vencido pelo clube merengue por 4 a 2, em Pamplona. A entidade afirmou que o juiz “foi impecável e ajustou-se aos regulamentos que regem a arbitragem” e acusou o Real de “obter uma vantagem competitiva com decisões que a entidade tem que tomar”.
A Comissão Delegada da LALIGA considera que esta denúncia é mais uma manifestação da campanha impiedosa empreendida pelo Real Madrid CF contra os árbitros espanhóis, com a suposta intenção de pressionar o referido estabelecimento, a fim de obter uma vantagem competitiva com decisões que esse grupo deve tomar. Tal como indicado e acreditado pelo Comité Técnico de Árbitros, a forma de proceder do Sr. Martínez Munuera tem sido impecável e ajustou-se escrupulosamente aos regulamentos que regem a arbitragem - La Liga, em nota oficial.
Vinicius Júnior vem sofrendo diversos ataques racistas desde que chegou ao futebol espanhol. O número de ofensas já passa de dez. Recentemente, o brasileiro foi insultado por torcedores do Atlético de Madri, que iam para o estádio acompanhar o jogo contra a Inter de Milão, pela Liga dos Campeões da Europa.
Confira a nota completa da La Liga:
A Comissão Delegada da LALIGA, hoje reunida, deseja, na sequência da denúncia que o Real Madrid CF apresentou contra o árbitro Martínez Munuera perante o Comité Disciplinar da Real Federação Espanhola de Futebol, manifestar a sua rejeição absoluta à denúncia apresentada pelo Real Madrid CF e manifestar o seu apoio inequívoco ao Sr. Juan Martínez Munuera e, por extensão, ao grupo de arbitragem espanhol.
A LALIGA, no seu firme compromisso de erradicar todas as formas de violência, racismo, xenofobia e intolerância no futebol, além de realizar inúmeras campanhas de sensibilização e prevenção, apresenta queixa à Comissão Disciplinar da RFEF e à Comissão Estadual contra a Violência, Racismo, Xenofobia e Intolerância no Esporte CSD, todas as ações produzidas nas partidas dos Campeonatos da Liga Nacional da Primeira e Segunda Divisão, que podem constituir as infrações acima mencionadas.
Neste sentido, a Comissão Delegada da LALIGA considera que esta denúncia é mais uma manifestação da campanha impiedosa empreendida pelo Real Madrid CF contra os árbitros espanhóis, com a suposta intenção de pressionar o referido estabelecimento, a fim de obter uma vantagem competitiva com decisões que esse grupo deve tomar. Tal como indicado e acreditado pelo Comité Técnico de Árbitros, a forma de proceder do Sr. Martínez Munuera tem sido impecável e ajustou-se escrupulosamente aos regulamentos que regem a arbitragem.
Qualquer outra interpretação que possa ser feita dos factos é simplesmente espúria.
Da mesma forma, a Comissão Delegada da LALIGA considera que deve ser evitada qualquer conduta que prejudique a integridade da competição e preservado o decoro e a boa ordem desportiva, e manifesta a sua preocupação e repúdio a este tipo de acções levadas a cabo reiteradamente pelo Real Madrid CF que Eles vão contra esses valores.