A 25ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro chegou ao fim na última segunda-feira e provocou mudanças na tabela e nas chances de acesso e rebaixamento das 20 equipes. O equilíbrio ainda domina a segunda divisão nacional: apenas dois pontos separam o líder do quarto colocado, enquanto a diferença do último clube do G-4 para o quinto é de apenas três. O band.com.br traz os dados atualizados de título, classificação para a Série A e risco de Z-4, segundo dados da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Santos aumenta chances de título e acesso
A vitória por 1 a 0 sobre o Brusque no último sábado, em Joinville, espantou a crise no Santos, que estava há quatro jogos sem vencer e chegou a ficar no quarto lugar ao longo da rodada. Com o triunfo, o Peixe também viu as suas chances de título e acesso subirem: o Alvinegro Praiano soma 18% de possibilidade de ser campeão (tinha 6% na última rodada) e 64% para voltar à Série A (tinha 40%).
Sport começa a sonhar com a Série A
Com duas vitórias consecutivas e dois jogos a menos, o Sport começa a pensar na Série A do Campeonato Brasileiro. O Leão da Ilha é o sexto colocado com 38 pontos, mas pode virar líder da Série B caso vença os dois jogos atrasados contra CRB e Operário-PR. A chance de acesso é de 47% (era de 33%).
Guarani volta a ficar ameaçado no Z-4
A derrota por 3 a 0 para o América-MG na Arena Independência recolocou o Guarani em uma situação complicada na briga contra o rebaixamento para a Série C. Os resultados da rodada também não ajudaram o Bugre, que é o lanterna com apenas 21 pontos, quatro a menos do que o Ituano, primeira equipe fora do Z-4. No entanto, a equipe de Campinas tem um jogo a menos e pode acirrar a briga contra os quatro últimos lugares na tabela.
Confira as chances de título, acesso e rebaixamento da Série B de 2024 após a 24ª rodada, segundo a UFMG:
Título
- Novorizontino: 27%
- Santos: 18%
- Mirassol: 16%
- Vila Nova: 15%
- Sport: 12%
- Ceará: 5%
- Avaí e América-MG: 2%
- Amazonas: 1%
Acesso para a Série A
- Novorizontino: 74%
- Santos: 64%
- Mirassol: 59%
- Vila Nova: 57%
- Sport: 47%
- Ceará: 34%
- América-MG: 19%
- Avaí: 17%
- Amazonas: 10%
- Goiás e Operário-PR: 5%
- Coritiba: 4%
- Botafogo-SP: 1%
Rebaixamento
- Guarani: 78%
- Brusque: 75%
- Chapecoense: 63%
- CRB: 52%
- Ituano: 51%
- Paysandu: 38%
- Ponte Preta: 22%
- Botafogo-SP: 9%
- Operário-PR: 3%
- Goiás e Coritiba: 2%