Em julho, o São Paulo anunciou a contratação do meio-campista Giuliano Galoppo. O atleta que pertencia ao time argentino, Banfield, chegou ao Tricolor Paulista através de uma negociação de cerca de 4 milhões de dólares.
Após a perda do título da Sul-Americana que aconteceu no dia 1 de outubro, muitas polêmicas iniciaram-se no clube. O atacante Luciano jogou para diretoria a responsabilidade de explicar os problemas do elenco nos últimos meses. Em entrevista, o diretor de futebol Carlos Belmonte falou sobre a declaração do atleta:
“Na verdade, quando a gente tem uma derrota como essa que tivemos, que dói em todo mundo, acaba sendo natural que a torcida fique infeliz. Aí surgem ataques absurdos, como dizer os jogadores estavam discutindo bicho antes da partida contra o Independiente del Valle. Primeiro que isso estava decidido há quase dois meses. E para deixar mais claro ainda, o nível do caráter que tem esse elenco aqui, nós não pagamos nem o bicho da vitória que nos levou à final, contra o Atlético-GO. Não foi pago porque a gente passa por um momento difícil. Mas vai ser pago”, afirmou Belmonte.
Em participação no Jogo Aberto, João Pedro Sgarbi falou sobre algo que o preocupa com relação ao time do Morumbi. A falta de transparência com a vinda de Galoppo: “Sobre a declaração do Belmonte, me preocupou muito. O São Paulo precisa ser transparente com a contratação do Galoppo, parece que eles contavam com dinheiro de patrocinador que não entrou”, declarou.