Após as polêmicas com a arbitragem no jogo contra o Fluminense na última quarta-feira (14) e ao longo do Campeonato Carioca, o Vasco solicitou nesta sexta-feira (16) que o clássico contra o Botafogo - neste domingo (18), às 16h (Brasília), no Nilton Santos -, seja realizado com juízes de fora do Rio de Janeiro. O Cruzmaltino também pede que os árbitros façam parte do quadro da Fifa.
"O Vasco da Gama enviou ofício à FERJ solicitando arbitragem FIFA de fora do Rio para o jogo contra o Botafogo no próximo domingo", divulgou o clube, em nota.
O Cruzmaltino também ameaça pedir o adiamento do clássico contra o Botafogo caso não tenha a solicitação atendida pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro.
“Caso não haja tempo hábil para tal o Vasco solicita o reagendamento da partida para que o pedido, que visa a melhoria da qualidade e a garantia de uma arbitragem justa, seja atendido. O clube reafirma o seu compromisso de trabalhar em parceria com a FERJ para buscar meios de melhorar a qualidade da arbitragem de forma sustentável e perene para as próximas competições" - Vasco da Gama, em nota.
O Vasco já havia se revoltado com a arbitragem de Bruno Mota Correia após o duelo contra o Fluminense e pediu a suspensão do árbitro do campeonato. Além disso, o Cruzmaltino se sentiu prejudicado contra o Bangu e contra o Nova Iguaçu. A equipe de São Januário pediu que Rafael Marques não apitasse mais os jogos cruzmaltinos, enquanto João Marcos Gonçalves foi afastado pela Ferj.
Veja a nota completa do Vasco após o clássico contra o Fluminense:
É REVOLTANTE presenciar mais um espetáculo MANCHADO por mais uma arbitragem, pela quarta vez consecutiva, no mínimo, de baixíssima qualidade e QUESTIONÁVEL.
É VERGONHOSO assistir o gramado de um importante templo do futebol em condições PÍFIAS de conservação e manutenção por seus INCOMPETENTES administradores.
É LAMENTÁVEL assistir a decadência de um campeonato que já foi, e tinha tudo pra ser, o maior do Brasil.
Uma quarta-feira para ficar nas cinzas da história do futebol.
O Vasco da Gama ingressará com medida e solicita à FERJ, entre outras exigências, a suspensão de mais um árbitro do campeonato, o senhor Bruno Mota Correia. Solicita também o envio pela FERJ dos relatórios da empresa contratada para analisar a arbitragem de todos os jogos do Vasco no campeonato.
Solicita uma ação imediata em resposta aos problemas crônicos com arbitragens questionáveis no campeonato.
É urgente a tomada de ações efetivas e imediatas e não mais de reuniões e promessas.
Resistiremos. Contra tudo e contra todos.