Com apenas quatro rodadas para o final da Série B, as disputas pelo título, acesso e rebaixamento seguem mais emocionantes do que nunca. Nada está definido na segunda divisão do Campeonato Brasileiro e diversas combinações são possíveis na reta final do torneio. É o que mostra a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que atualizou as probabilidades nesta quarta-feira (30), após a 34ª rodada.
Após vencer o Ituano por 2 a 0, no Novelli Júnior, o Santos colocou um pé na Série A do Campeonato Brasileiro. Líder da Série B, o Peixe soma 98% de chances de acesso e já pode voltar à primeira divisão na 34ª rodada, contra o Vila Nova, neste sábado (2), às 16h30, na Vila Viva Sorte. Além disso, o Alvinegro Praiano abriu vantagem de três pontos na liderança e tem a maior probabilidade de título: 45%.
Outro time que está bem encaminhado com o acesso é o Novorizontino. Com duas vitórias seguidas após a derrota para o Sport por 3 a 1, o Tigre do Vale, que começou a rodada na 4ª colocação, pulou para a vice-liderança e está a apenas dois pontos do Santos. As chances de classificação para a Série A são de 94%.
A derrota para o América-MG por 2 a 1 afastou o Sport da disputa pelo título da Série B, mas o Leão da Ilha segue muito bem encaminhado pelo acesso. A equipe pernambucana, que chegou a ter a maior chance de conquistar o torneio, soma 17% de chances. A probabilidade de voltar à Série A é de 89%.
Guarani é virtualmente rebaixado para a Série C
A derrota do Guarani por 2 a 0 para o Novorizontino deixou o Bugre em situação de virtual rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro. Lanterna da competição com apenas 31 pontos, o Bugre tem que praticamente vencer todos os últimos quatro jogos para chegar em 43 pontos e ainda sonhar com a possibilidade de permanência. Brusque, Ituano e CRB também estão muito ameaçados.
Confira as chances de título, acesso e rebaixamento da Série B de 2024 após a 33ª rodada, segundo a UFMG:
Título
- Santos: 45%
- Novorizontino: 23%
- Sport: 17%
- Mirassol: 12%
- Ceará: 0,3%
Acesso para a Série A
- Santos: 98%
- Novorizontino: 94%
- Sport: 89%
- Mirassol: 88%
- Ceará: 19%
- Vila Nova: 7%
- América-MG e Goiás: 1%
Rebaixamento
- Guarani: 97%
- Brusque: 94%
- Ituano: 83%
- CRB: 61%
- Ponte Preta: 33%
- Botafogo-SP: 16%
- Chapecoense: 8%
- Paysandu: 6%